Numa conversa com a Ambitur.pt, no âmbito da 35.ª edição da BTL (Better Tourism Lisbon Travel Market), Thibaud Morand, General Manager EMEA, Asia and South Pacific da LATAM Airlines, mostrou-se satisfeito com a performance da companhia em Portugal, destacando principalmente o voo direto diário entre Lisboa e São Paulo, no Brasil.
No inverno de 2024, a transportadora alcançou a marca de 14 voos semanais em território nacional, mas 2025 poderá ser mais desafiante neste aspeto devido à instabilidade dos mercados globais. Mesmo assim, o objetivo da LATAM passa por consolidar todas as operações a partir de Lisboa, essencialmente com a adição de novas rotas e reforço de outras, como é o caso da de São Paulo. Sobre as novidades, para já não é avançado nada em concreto pelo responsável.
A companhia aumentará sua capacidade de passageiros de/para Portugal, com um voo diário para São Paulo operado por um Boeing 777, com 410 assentos, e mais dois voos adicionais com o Boeing 787-9, cada um com 300 assentos, além de um voo da capital portuguesa para Fortaleza, também operado por um 787-9, com capacidade para 300 passageiros. Esse aumento na oferta representa um crescimento de mais de 20% em relação ao ano anterior.
Thibaud Morand mencionou ainda a importância da conectividade que a LATAM traz entre Portugal e toda a América do Sul, admitindo que não está fora da equação uma expansão da operação para outros aeroportos portugueses, como o do Porto ou o de Faro. Todavia, a limitação na aquisição de aeronaves tem sido um entrave: “hoje, a indústria é bastante restrita em termos de capacidade de aeronaves. Então, para crescer, a primeira opção é ter aviões disponíveis”.
Mas neste momento, a companhia está a renovar a sua frota, com a chega de novos Boeing 787-9, tipologia que já opera nos voos da capital portuguesa para os destinos brasileiros. Além disso, está a realizar melhorias nos aviões mais antigos, através da renovação de cabines.
Em relação a motivos para os portugueses escolherem voar com esta companhia aérea, Thibaud Morand afirmou: “embarcar na LATAM é pisar na América do Sul a partir do avião”. “Oferecemos um serviço que proporciona a experiência sul-americana a bordo, na comida, nos vinhos e, obviamente, no atendimento da tripulação. Todos os anos recebemos prémios de melhor tripulação a bordo e de melhor cabine. Ou seja, acreditamos que oferecemos uma experiência verdadeiramente excepcional ao passageiro”.
“A segunda razão é a rede que oferecemos por trás de São Paulo. Embora eu saiba que a concorrência aqui tem muitos voos diretos para muitos pontos no Brasil que nós não temos, oferecemos 55 destinos dentro do país”, continuou, acrescentando a oportunidade de conectar com outros destinos como Chile, Peru e Argentina.
A 35.ª edição da BTL acontece na FIL – Feira Internacional de Lisboa, de 12 a 16 de março, reunindo diferentes stakeholders do setor turístico nacional e estrangeiro.
Por Diana Fonseca