Durante a 35.ª edição da BTL (Better Tourism Lisbon Travel Market), o Vila Baleira anunciou a entrada no portfólio do Legacy Iathos, um novo hotel no Porto Santo (Madeira), e do ORA, um centro de bem-estar focado na talassoterapia integrado no edifício.
Esta unidade boutique abrirá em julho e contará com 28 quartos e um restaurante de fine-dining, sendo um tributo ao tempo que é cada vez mais um recurso escasso e, por consequência, um luxo. Os potenciais mercados para este hotel ainda não estão bem definidos, pois poderão ser “nichos”.
Estas novidades, a par de um rebranding do grupo que casa o legado do fundador e as tradições familiares, perfazem um investimento de 10 milhões de euros.
“O Legacy Iathos vem responder a uma necessidade que nós achamos que o Porto Santo consegue dar muito bem, que é um novo mundo do bem-estar, muito associado a uma vertente de luxo”, explicou Gonçalo Teixeira, administrador do Vila Baleira Hotels & Resorts.
Em relação aos resultados de 2024, apesar de verificar um crescimento de 12%, o responsável admite que os números ficaram “aquém das expectativas”, que eram “muito elevadas”. Já a taxa de ocupação rondou os 70-75%, sendo influenciada pela sazonalidade ainda muito sentida no Porto Santo.
Gonçalo Teixeira admite ainda que o grupo está ativo no mercado, essencialmente na Madeira, querendo continuar a consolidar o arquipélago como destino turístico, não só para o mercado nacional, que é o principal das unidades do Vila Baleira, como para os estrangeiros.
Por Diana Fonseca