BTL desafia… Christian Boutin, da Amadeus

A um dia de iniciar-se mais uma edição da BTL, continuamos a desafiar os profissionais do setor do turismo a partilharem os seus motivos para não faltarem ao evento. Desta vez é Christian Boutin, diretor geral da Amadeus Espanha e Portugal e SVP Travel Sellers Europa Ocidental, que reforça que “a BTL proporciona um espaço para o setor das viagens e turismo em Portugal se encontrar e conectar-se”.

Há quantos anos se desloca à BTL, quais as motivações que o levam lá?

Para a Amadeus, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é um evento obrigatório para a indústria do turismo em Portugal, que é um mercado chave para nós. É por isso que temos vindo a participar na BTL há mais de 10 anos, desde 2001. É sempre um prazer reunir com clientes, parceiros e outros atores da indústria do turismo, bem como estabelecer contatos com novos parceiros e aprender em primeira mão sobre novas soluções e oportunidades que vão surgindo no mercado português.

O que espera da edição deste ano?

Estamos muito entusiasmados por participar na edição de 2023. Este ano é muito especial para nós, pois estaremos no stand da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), localizado no Pavilhão 4, Stand 4C30. Além disso, neste espaço, iremos reunir alguns dos líderes da indústria na quarta-feira 1 de março, às 12:00h, para uma mesa-redonda sobre NDC e novos desenvolvimentos na distribuição. NDC é uma prioridade estratégica para a Amadeus. Como fornecedor chave de tecnologia aérea e agregador de vendedores de viagens, estamos a conduzir a NDC em todos os nossos mercados, incluindo Portugal. A NDC permite às companhias aéreas, e por sua vez aos vendedores de viagens, oferecer serviços mais personalizados, informação atualizada e relevante e serviços auxiliares aos viajantes, gerando mais valor para o viajante e mais receitas para as empresas de viagens.

O que é que nunca falta na BTL?

Inovação. A BTL encontra sempre uma forma de nos surpreender com projetos inovadores que são apresentados na feira. Estamos ansiosos por descobrir novos desenvolvimentos tecnológicos. O setor do turismo está a sofrer uma profunda transformação tecnológica e digital que se acelerou nos últimos anos na sequência da pandemia e estamos convencidos de que o mercado português está pronto a adoptar
as mais recentes soluções tecnológicas que irão liderar a mudança. Além disso, os desafios da sustentabilidade na nossa indústria trouxeram consigo a oportunidade de uma melhor interligação dos agentes do setor.

Qual é a importância da BTL no contexto do turismo nacional?

A BTL proporciona um espaço para o setor das viagens e turismo em Portugal se encontrar e conectar-se. Agora mais do que nunca, esta reconexão na nossa indústria é importante, pois a pandemia ensinou-nos que só podemos renovar e reinventar o setor de uma forma colaborativa e conjunta, sempre com o objetivo de melhorar a experiência do viajante do princípio ao fim. É também uma oportunidade para compreender melhor as necessidades e os desafios que o mercado enfrenta. A BTL oferece uma oportunidade única de ouvir os nossos clientes reunidos no mesmo espaço juntamente com outros agentes do setor do turismo, de partilhar e trocar ideias e experiências e de identificar tendências e mudanças no mercado português, de modo a poder oferecer as melhores soluções do mercado.