BTL desafia… Francisco Teixeira, da Melair

Continuamos a desafiar os profissionais do setor turístico a dizerem-nos, em discurso direto, o que esperam da BTL deste ano. Francisco Teixeira, CEO e fundador da Melair Cruzeiros, afirma ter a expectativa de “conseguir algum novo negócio ou consolidar os já existentes”.

Há quantos anos se desloca à BTL, quais as motivações que o/a levam lá?

Há muitos anos, desde quando se realizava na Junqueira. Até alguns anos atrás, quando esta se realizava em janeiro, a maior motivação era de apresentar a programação ao trade, e potenciar novos negócios. Também era o timing e a oportunidade de rever e conhecer novos colegas de profissão, e ainda partilhar bons momentos sociais. Com a alteração da data da BTL para março, e com a vertente de venda ao consumidor, as minhas motivações foram adaptadas ao timing, que no caso do nosso produto, uma grande percentagem das vendas já deve ter de estar realizada, mas os princípios mantêm-se iguais.

Quais as expectativas em relação à edição deste ano?

Conseguir algum novo negócio ou consolidar os já existentes, mas principal expectativa é a de perceber qual o comportamento das vendas ao longo do fim de semana, e naturalmente rever colegas do setor.

O que nunca perde na BTL?

Avaliar a participação dos diversos segmentos do setor.

Qual a importância da BTL no contexto turístico nacional?

Nesta vertente de venda ao consumidor, considero que é o início das grandes campanhas e feiras do turismo, na vertente de promoção e venda antecipada dos diversos produtos para o verão. É também um bom momento para estimular o consumidor a pensar já nas suas próximas férias, podendo este dar indicações ao trade do comportamento do mercado para os meses seguintes.