BTL recebeu mais de 63 mil visitantes e prevê “ano bastante otimista” para o Turismo

A BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) decorreu entre 1 e 5 de Março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, e faz um balanço positivo da 33ª edição, contando com mais de 63 mil visitas nos 1400 expositores e nos 75 destinos internacionais presentes.

O número total de visitantes cresceu 38%, refletindo-se ainda um crescimento de 26% nos visitantes profissionais e de 59,5% no público.

Para Dália Palma, gestora da BTL, esta edição “é sinónimo de um ano de grande otimismo para o turismo nacional. Durante o evento tivemos a oportunidade de ouvir a opinião de muitos dos nossos expositores que manifestaram elevada satisfação com o resultado da sua participação na BTL, quer nos dias B2B, quer nos dias B2C, onde se registou um enorme aumento da procura, motivado pela diversidade de destinos e pelas oportunidades disponíveis para a reserva de férias”.

A própria responsável explicou ainda que “uma vez mais, a indústria do sorriso demonstrou a sua capacidade e ambição de fazer deste, o sector da economia portuguesa que mais contribui para as exportações de serviços. Os nossos parceiros cumpriram as suas metas, criaram contactos, apresentaram ofertas, mas acima de tudo houve tempo para o diálogo e discussão de ideias, que é também uma missão da BTL”.

Promovida pela Fundação AIP, esta 33ª edição da BTL foi palco de discussão de temas centrais e transversais ao setor do Turismo, como a questão dos Recursos Humanos, da Sustentabilidade, da Inovação, da evolução da oferta e procura turística, do turismo cultural ou do turismo LGBTI+, uma das novidades dessa edição. De destacar que entre as ações promovidas pela BTL juntamente com os seus parceiros, e as ações desenvolvidas pelos expositores, realizaram-se mais de 800 side events.

O destino nacional convidado, o Centro de Portugal, registou uma adesão bastante positiva e no que concerne ao destino internacional, a Tunísia, foi também palco de grandes novidades para o público, apresentando regiões até aqui pouco conhecidas pelos turistas portugueses.

O programa Hosted Buyers, que promove a realização de negócios B2B, afirmou-se novamente como fundamental para os participantes profissionais, tendo contado com 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores, mais de 2 mil reuniões agendadas com 235 empresas.