A região do Algarve apostou mais um ano em peso na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), mas a promoção vai mais além, ainda com a participação em mais de 50 feiras em Portugal.
João Fernandes, do Turismo do Algarve e diretor convidado da edição BTL da revista Ambitur, subiu ao palco algarvio na FIL (Feira Internacional de Lisboa) para falar da estratégia e dos projetos que prometem continuar a deixar a região nas boas graças de quem a visita.
Depois de um notável crescimento do Algarve fora da época alta, entre 2019 e 2023, na ordem dos 47,9%, agora o objetivo é continuar a promover a região que notou um maior aumento do valor do que na procura – um bom feito, apesar da falta de recursos humanos, que foi um dos problemas apontados pelo responsável do Turismo do Algarve.
Além disso, foi ainda apontada a recuperação do mercado interno, a evolução das dormidas com uma “recuperação interessante do mercado externo” e também uma recuperação em passageiros, essencialmente do Reino Unido – o Algarve agora conta com 18 rotas e 752 frequências semanais em média.
A nível de estratégia, o Observatório do Turismo Sustentável do Algarve realizou quatro mil inquéritos, dos quais apenas um mostrava um “sentimento anti-turismo”, o que, acredita João Fernandes, comprova que os residentes estão contentes com o mercado turístico da região.
Também a aposta na divulgação de eventos no site do Algarve continua em alta, ajudando a poupar 21 mil toneladas de papel por ano, um contributo que acrescenta ao projeto Renature Monchique que até este mês de março prevê a plantação de 65 mil árvores e ao Aqua+Hotéis que trabalha no sentido da eficiência hídrica.
As rotas vinícolas da região, a dieta mediterrânica e o turismo literário foram igualmente pontos fortes que João Fernandes quis deixar em cima da mesa.
Por redação Ambitur, na BTL 2023