O Algarve esteve, por mais um ano, em grande destaque na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), com um stand a representar o melhor que a região tem para oferecer.
O presidente da entidade regional de turismo da região, André Gomes, revelou os bons resultados de 2023, entre eles o registo de 20,4 milhões de dormidas, apenas 2,5% inferior aos números de 2019. Mesmo assim, as dormidas no Algarve representaram 26,4% do total em todo o país, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística).
Entre os principais mercados ficaram o Reino Unido, a Alemanha, a Irlanda, os Países Baixos, a Espanha e os EUA, este último mercado que cresceu 70,3% na região desde o ano pré-pandemia.
A questão da sazonalidade também está a ser quebrada. Apesar do Algarve ser constantemente reconhecido como um destino de praia e de verão, cada vez mais se nota uma procura pela região estendida a todo o ano. André Gomes confirmou que se registaram mais dormidas na época baixa: mais 40% de janeiro a abril e mais 10% de outubro a dezembro.
No total de 2023, a região algarvia registou proveitos turísticos de 1.592 milhões de euros, cerca de 30% acima dos valores alcançados em 2019, até então o melhor ano para o turismo neste sentido.
Turismo literário e industrial no plano de estratégia do Algarve
Para 2024, além de mais conectividade aérea, o Algarve quer incentivar outros dinâmicas do turismo, entre elas o turismo literário e o turismo industrial. Além disso, o turismo de natureza e no interior da região continuará a ser um ponto fundamental na estratégia de crescimento turístico do Algarve.
Entre as novidades, o presidente da ERT anunciou o regresso do “Algarve Nature Fest”, com caminhadas, passeios de barco e bicicleta, e observação de aves, e ainda um novo projeto literário candidatado à linha de financiamento do Turismo de Portugal.
Ainda este ano, o turismo do Algarve oferecerá um programa de formação gratuito e online, para melhorar as “competências do futuro Algarve”. Este programa decorrerá entre fevereiro e maio, e, numa segunda volta, entre outubro e dezembro.
A região, a nível turístico, planeia mostrar-se em 70 feiras este ano, em cerca de 15 mercados, além de apostar no fortalecimento dos postos informativos, com novos a abrir em breve em Lagoa e em Vila Real de Santo António.
Por Diana Fonseca, na BTL 2024