By the Wine: Um brinde à José Maria da Fonseca

Este não é só mais um sítio onde se bebe vinho em Lisboa e também não abriu portas para encantar apenas os turistas. O By the Wine é um espaço “virado para portugueses” e daí a sua localização no Chiado, que é, segundo Ricardo Santos, sócio-gerente do espaço,” uma zona muito vivida” pelos lisboetas. Nasce da vontade dos seus sócios de aproveitar o potencial do turismo em Lisboa e com um conceito único que surge de uma parceria entre o By the Wine e a José Maria da Fonseca, tornando-se na primeira flagship store da marca.

À semelhança de tantos outros espaços com o vinho como protagonista, podemos-lhe chamar “wine bar”, no entanto, e para colmatar a escassa oferta de “acompanhamentos” de vinho existente em Lisboa, o By the Wine oferece também petiscos e tapas.  Segundo o responsável, já são muitos os que procuram este espaço para almoços e jantares em família ou com amigos. No menu dos acompanhamentos, que tentou fugir aos tradicionais enchidos e queijos que, no entanto, também são servidos, já há favoritos: são as ostras, os carpaccios, o ceviche e os pregos de lombo. À hora da sobremesa, a escolha tem incidido na tarte de amêndoa.

A decoração irreverente e diferenciadora é também uma das chaves do sucesso, destaca Ricardo Santos. É impossível ficar indiferente ao tecto forrado com 3267 garrafas bordalesas e ao contraste que estas fazem com o laranja do interior do balcão, decorado com garrafas de  moscatel.  É ainda de destacar a barra, de 15 metros, que atravessa a sala. As mesas e cadeiras são de madeira, existem barricas de vinho em alusão às adegas e as paredes espelham, através de fotografias a preto e branco, alguns momentos da história da José Maria da Fonseca.

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