Cabify reforça compromisso de responsabilidade social com adesão ao Pacto Mundial das Nações Unidas

A plataforma de mobilidade Cabify acaba de aderir ao Pacto Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se assim parte da maior iniciativa voluntária de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), a qual é composta por mais de 13 mil entidades, com presença em mais de 160 países e baseada em 10 princípios universais.

Nos últimos meses, a Cabify apostou no desenvolvimento do seu departamento de Responsabilidade Corporativa, com o objetivo de tornar tangíveis a missão e visão da empresa através da criação de políticas, programas, tomada de decisão e ações que gerem um impacto positivo nas pessoas, no meio ambiente e nas comunidade. Esta aposta representa a concretização e articulação de um planeamento sustentável do negócio, que acompanha o seu crescimento e espelha o compromisso da marca para com os seus stakeholders e para com meio onde opera.

“Na Cabify, a RSC está intrinsecamente ligada à nossa essência e propósito enquanto empresa. A nossa estratégia de negócio está orientada com vista a desenvolver alternativas de mobilidade que impactem positivamente o bem-estar da população e que respeitem o ambiente onde nos movemos”, explica David Pérez, diretor global de RSC da Cabify. “Nascemos como uma alternativa a uma problemática atual que afeta todos os que vivem nas grandes cidades e procuramos ser muito mais do que um novo negócio, queremos ser um autêntico agente de mudança, que inspira outros e que contribui realmente para melhorar as cidades onde vivemos”, esclarece.

A primeira iniciativa anunciada no âmbito do compromisso social da Cabify desde a criação formal desta área é a adesão da empresa ao Pacto Mundial das Nações Unidas. O Pacto Mundial opera, desde 2000, com vista a angariar o compromisso de todo o tipo de organizações de aplicação e extensão dos seus Dez Princípios relacionados com direitos humanos, laborais, ambientais e de luta contra a corrupção. Como participante, a Cabify compromete-se a:

– Desenvolver as adaptações necessárias na sua operação para que o Pacto Mundial da ONU e os seus Dez Princípios se tornem parte da estratégia, cultura e operações quotidianas;

– Promover o Pacto Mundial das Nações Unidas e os Dez Princípios através dos canais de comunicação disponíveis;

– Comunicar anualmente aos seus stakeholders os esforços para implementar os princípios do Pacto Mundial da ONU, assim como publicar esta Comunicação sobre o Progresso (COP) no website do Pacto Mundial da ONU.

A Cabify partilha, desde a sua fundação, a convicção de que as práticas empresariais devem ajudar a que o mundo corporativo seja mais sustentável assim como social e economicamente mais inclusivo. A partir da sua missão, a empresa procurou sempre ser um agente cujo impacto positivo permita fazer das cidades um melhor lugar para se viver, imprimindo assim a preocupação com a sustentabilidade nos seus valores e princípios corporativos. E, nessa linha e para além da adesão ao Pacto Mundial, a sua área de Responsabilidade Social Corporativa fundamenta-se nos seguintes pilares:

– Fomento à participação dos colaboradores na melhoria contínua da empresa através de criação e partilha de códigos que promovem comportamentos éticos, diversidade, igualdade e não-discriminação, assim como um forte estímulo ao voluntariado corporativo;

– Manutenção de uma estreita relação com parceiros e motoristas através de ações de impacto direto como, por exemplo: plano formativo que informe sobre os valores da empresa, segurança, diversidade, igualdade, assim como fornecer serviços focados no seu descanso e cuidado pessoal através de parcerias e programas nos centros de onboarding;

– Minimização do impacto ambiental consequente da operação da Cabify através da compensação das emissões geradas pelos veículos que operam através da plataforma, assim como a implementação de planos de reciclagem nos escritórios. Em breve a empresa anunciará os seus planos concretos em questões ambientais.

– Envolvimento com a comunidade através da geração de projetos sociais locais orientados principalmente ao fomento da igualdade e segurança.

“A Responsabilidade Social na Cabify é algo que se trabalha de forma transversal, como uma alavanca que potencia e melhora os nossos processos, que nos ajuda na tomada de decisões e que minimiza os riscos que a nossa atividade possa gerar. Acreditamos que pensar no futuro e ser uma empresa socialmente responsável gera valor, não apenas para a Cabify mas para todas as comunidades onde operamos e é por isso que estamos a traçar o nosso caminho em direção a esse propósito”, conclui David Pérez.