Call Turismo + Crescimento tem 10M € para empresas de turismo

A Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, lança esta quarta-feira, dia 1 de março, a Call Turismo + Crescimento, em parceria com o Turismo de Portugal. Com uma dotação de 10 milhões de euros, o aviso é dirigido a todas as empresas do turismo que já estejam constituídas e tenham menos de 7 anos de existência ou que estejam a constituir.

A primeira fase da Call termina no dia 30 de abril.

“Esta Call tem por objetivo promover o acesso das empresas do turismo a financiamento de capital de risco, para o desenvolvimento de projetos que reforcem a competitividade da oferta turística do país, melhorem a experiência do turista e/ou promovam uma maior eficiência na operação”, explica o Ministério da Economia e do Mar, num comunicado enviado à imprensa.

Em concreto, são elegíveis as operações de capitalização das empresas, tendo em vista o seu crescimento/expansão e melhoria da sua competitividade.

Também as operações de concentração de empresas estão elegíveis nesta Call, tendo em vista assegurar ganhos de escala, nomeadamente através de processos de agregação de funções de back-office (financeira, compras, gestão de recursos humanos) e/ou de criação de sinergias comerciais, ainda que com graus de autonomia de negócio relevantes.

O Ministério da Economia e do Mar refere que “a entrada de capital na empresa não será inferior a 150 mil euros e não será superior a 1,5 milhões de euros por empresa, a determinar em função das necessidades efetivas de financiamento da empresa e do investimento proposto”.

Na avaliação da empresa e da operação proposta, o Ministério da Economia e do Mar acrescenta que são avaliados diversos critérios, entre os quais a solidez da equipa de gestão e do modelo de negócio, a dimensão do mercado alvo, o grau de novidade dos projetos e o seu posicionamento face à concorrência, a maturidade do projeto e o contributo do mesmo no quadro de uma gestão ESG.