Câmara de Anadia cria rede de transporte de passageiros

A Câmara Municipal de Anadia aprovou por unanimidade, na sua última reunião de executivo, a criação de uma rede de transporte de passageiros no concelho. O projeto vai arrancar no próximo mês de setembro com dois circuitos distintos e o investimento inicial será de cerca de 75 mil euros.

O circuito semanal irá realizar a cobertura integral do concelho, uma vez por semana, para cada zona do concelho. Este circuito contempla paragens fixas regulares e flexíveis nas localidades menos povoadas, mediante marcação prévia do munícipe. A hora prevista de chegada a Anadia será às 9:30, estimando-se em cerca de 45 minutos a duração da viagem. Estão previstos dois horários de regresso,  com saídas de Anadia às 13 horas e às 16:10.

O circuito urbano de Anadia realizará, diariamente, a cobertura da zona urbana da cidade, passando por alguns pontos onde a afluência é maior. Efetuará, ainda, a ligação à rede ferroviária nas estações ferroviárias da Curia e de Mogofores. O circuito será feito cinco vezes por dia.

Citada em comunicado, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considera que “a existência de uma rede de transportes públicos adequada às reais necessidades dos respetivos utilizadores constitui uma condição essencial à garantia do desenvolvimento económico e do bem-estar das populações”. A autarca realça que, com este serviço, a autarquia procura “apoiar as pessoas que vivem mais longe e sem meios e que precisam de tratar de assuntos na sede do concelho”.

Por outro lado, lembra que é também “um transporte alternativo de ligação à cidade”, nomeadamente para quem chega de comboio. Maria Teresa Cardoso adianta ainda que este projeto “era uma das propostas do nosso plano de ação” e, no seu entender, “o melhor retorno que poderemos ter é que este serviço público tenha uma grande adesão e que haja vontade das pessoas em o utilizar”.

Quanto aos bilhetes, o preço será de um euro para o primeiro circuito e de 50 cêntimos para o segundo, tendo sido fixado um desconto de 50% para os titulares do cartão Anadia Jovem e Anadia Sénior. Os montantes resultantes da venda dos bilhetes e da publicidade reverterão para o município.