Câmara de Lagos lança prova de BTT em abril

A Câmara Municipal de Lagos vai realizar, entre os dias 14 e 16 de abril, a “Lagos Bike Aventura”, uma prova de BTT e ‘E-Bikes’ por vários trilhos do concelho. A prova está aberta a todos os tipos de atletas, federados ou não

Esta prova inédita no Barlavento Algarvio está inserida no Programa Nacional de Ciclismo para Todos, da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A organização pretende que a “Lagos Bike Aventura” seja “uma prova de qualidade e não de quantidade”, por isso as inscrições foram limitadas a 250 participantes, com idade igual ou superior a 18 anos. Num comunicado enviado à imprensa, a autarquia de Lagos acrescenta que a prova poderá ser feita “a solo ou em duplas, para os escalões ‘open’, ‘masters’ e ‘grand masters’”.

O percurso de 161,70 km ao longo de três dias poderá ser realizado com a orientação de GPS.

No primeiro dia, com partida e chegada no antigo Cais da Solaria/Jardim da Constituição, a prova desenvolve-se na zona histórica da cidade de Lagos, num trajeto de 4,2 km de extensão.

O segundo dia tem partida e chegada no Estádio Municipal de Lagos, “percorrendo várias freguesias do concelho, junto ao interior, com as paisagens únicas de serra e da Mata Nacional de Barão de S. João, e passando pelos municípios de Monchique, Aljezur e Vila do Bispo”. A extensão total é de 83 km.

Para o último dia, o trajeto estende-se ao longo da freguesia da Luz, “junto ao mar e à falésia, seguindo pelo interior, passando pela encantadora Aldeia da Pedralva, no município da Vila do Bispo, e entrando novamente no município de Lagos por trilhos do Centro Cyclin’Lagos”. A extensão do percurso é de 74,5 km.

De acordo com o Município de Lagos, “esta prova pretende atrair adeptos desta modalidade no país e além-fronteiras, dando a conhecer aos participantes o que de melhor possui a cidade e o concelho de Lagos, sob o ponto de vista turístico”.

Faz parte de um conjunto de investimentos que a autarquia tem feito nesta área, desde a construção do Centro Cyclin’Lagos à criação do Projeto “Pé no Pedal”, destinado ao aluno do pré-escolar ao 3.º ciclo.

A iniciativa conta com “o dinamismo e organização dos clubes locais adeptos desta modalidade”, o Grupo Popular das Portelas e a Associação dos Amigos de Almádena.

Conta com o apoio “da Câmara Municipal de Lagos e da Associação de Ciclismo do Algarve, Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos, União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João e Junta de Freguesia da Luz”, enumera a autarquia de Lagos, no comunicado enviado à imprensa.

As inscrições encontram-se abertas até dia 31 de março. O custo é de 60 euros por atleta.