Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza apoio a fundo perdido para a criação e adaptação de esplanadas

No seguimento dos apelos feitos pela AHRESP às autarquias, a Câmara Municipal de Lisboa disponibilizou o Programa de Apoio à Instalação e Melhoria de Esplanadas. Segundo o Boletim Diário da AHRESP, este Programa tem como objetivo disponibilizar um financiamento à aquisição de mobiliário de esplanadas abertas. Desta forma, a atividade dos estabelecimentos pode ser prolongada para o exterior, com as condições necessárias ao seu adequado funcionamento, durante os meses com condições climatéricas menos favoráveis à fruição do ar livre.

Devido ao perigo de contágio por COVID-19, ao longo do último ano, a utilização de esplanadas foi privilegiada pelos consumidores dos espaços de restauração. Assim que seja concedida ao setor autorização para a reabertura, a associação espera que a tendência se mantenha e que os espaços de esplanada sejam alvo de uma grande procura, motivo pelo qual este programa assume especial relevância no atual contexto.

As candidaturas ao Programa de Apoio à Instalação e Melhoria de Esplanadas da Câmara Municipal de Lisboa decorrem até 31 de outubro de 2021.

Por outro lado, a autarquia lisboeta alargou também o apoio Lisboa Protege aos empresários em nome individual no regime simplificado de contabilidade, uma medida que a AHRESP sempre defendeu. Assim, o Programa de Apoio à Economia e à Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, inserido na iniciativa Lisboa Protege, foi alargado aos empresários em nome individual no regime simplificado de contabilidade, bem como às empresas com volume de negócios até um milhão de euros. Este programa atribui às empresas do setor da restauração um apoio a fundo perdido entre mil e 10 mil euros, consoante o volume de negócios registado em 2019. O prazo de candidaturas decorre até 31 de março de 2021.