Caminhos apresenta roteiros com percursos e espectáculos gratuitos na Páscoa

O projeto de programação cultural, Caminhos, percorre a região do Médio Tejo unindo 13 concelhos, com o intuito de dar a conhecer através de percursos pedestres e inúmeros espetáculos as potencialidades desta região.

O primeiro Caminho realiza-se de hoje, dia 11 a 16 de Abril e marca o ritmo de Abrantes, Entroncamento, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha, cinco municípios que integram o Caminho do Ferro.

O programa está desenhado de forma a que se percorra com tempo, cada local, para se usufruir de forma gratuita, dos cinco percursos artísticos, que refletem cinco novas formas de vivenciar esta região, através dos olhares de artistas como Violant, Paulo Carmona, Marina Palácio, Yola Pinto e Teatro do Ferro.

A juntar, a organização promove também algumas propostas musicais, que neste ciclo recaem sobre o grupo de música tradicional portuguesa Galandum Galundaina, que atuará na Praça Raimundo José Soares Mendes, em Abrantes, no dia 13 às 21h30. A Praça da República, em Tomar, recebe no dia 16, às 21h30, o fadista Ricardo Ribeiro, nomeado para o Prémio Melhor Artista do Ano, pela revista Songlines, pelo seu álbum “Hoje é Assim, Amanhã Não Sei”. A Dixie Band dos Xaral´s Dixie atuará no dia 13 e 14, às 19h00, na estação ferroviária do Entroncamento.

Na área da dança, é possível assistir ao “Baile dos Candeeiros”, em que o corpo dos bailarinos dá vida à luz de candeeiros de época e envolve o público num baile espontâneo. Este espetáculo decorre sempre às 21h30, no dia 14, no Castelo de Almourol em Vila Nova da Barquinha, e no dia 15, na Praça Salgueiro Maia no Entroncamento.

O espetáculo “Andar” da coreógrafa Aldara Bizarro, que se traduz num projeto de criação que envolve bailarinos amadores dos cinco municípios, e cujo espetáculo reúne a poesia de Ana Hatherly e o movimento de andar pelas ruas poderá ser visto, sempre às 18h30, no dia 14, com partida no Café Paraíso em Tomar, no dia 15 no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, e no dia 16 no centro histórico de Mação.

Os espetáculos de teatro “Sopa Nuvem” (dias 13 e 15, às 11h00, em Mação) e o “O cão que corre atrás de mim…” (dias 15 e 16, às 17h30, no Entroncamento), estão vocacionados para as famílias aliando cinema e música ao vivo, teatro físico e de objetos, sugerindo viagens pelas memórias de infância e interpelando-nos para as relações entre pais e filhos, avós e netos.