Campanha Porto e Norte: “Queremos mostrar um conjunto de setores a despertar e que despertem para esta região”

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) lançou hoje a sua nova campanha de verão que assenta sob o mote “Despertar”. Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, sublinhou que a expectativa é que esta campanha seja tão bem sucedida como a anterior, que sai agora de cena, e que alcançou não só o mercado interno como também o internacional (nomeadamente, Reino Unido, França, Espanha, Benelux, Alemanha mas também Rússia, Coreia do Sul e Japão). O número de visualizações disparou para os 133 milhões e a campanha “O Norte está Lá em Cima” recebeu três prémios até à data – Lusófonos de Criatividade, segundo em Berlim e Silver Award em Cape Town – estando ainda na short list de mais cinco festivais internacionais. Foi também, adianta o responsável, graças a esta campanha que a região conseguiu ser a primeira em número de hóspedes e a segunda em dormidas, em ano de pandemia.

“Agora chegou o momento de despertar”, frisa Luís Pedro Martins, com uma nova campanha que também se dirigirá aos 10 mercados estratégicos da região, e que “quer demonstrar e provar que o território do Porto e Norte está pronto a receber”. O responsável acrescenta que “ao fim de um ano difícil, continuamos aqui, os nossos ativos continuam presentes, a nossa paisagem, a nossa gastronomia, os vinhos, a hotelaria, a restauração e a capacidade de receber e de fazer sempre de forma sublime”. E é isso que O TPNP quer precisamente demonstrar: “um conjunto de setores a despertar, de portas abertas” e que também “despertem para a nossa região”.

O novo filme já está disponível, com imagens gravadas de madrugada, aos primeiros raios de luz, e uma guitarra amarantina a percorrer todo o filme, numa campanha que terá uma forte componente digital e audiovisual. Entre as mensagens que se querem transmitir estão, por exemplo, despertar para o sabor, despertar para a natureza, despertar para a aventura. A campanha vai também apostar em recolocar produtos que “estiveram tempo demais afastados do Porto e Norte”, explica Luís Pedro Martins, como é o caso das atividades náuticas.

Na landing page desta campanha há pois a preocupação de apresentar todos os produtos e também a preocupação em ajudar as empresas e empresários para que concretizem negócio. Daí áreas como o live chat, os roteiros e as experiências. “Queremos que os produtos sejam apresentados e vendidos”, garante o presidente da TPNP.

Guilherme Aguiar, vereador da autarquia de Vila Nova de Gaia, fez questão de frisar que “estamos perfeitamente preparados”, salientando que a sua região terá mais cinco ou seis novos hotéis, prestes a inaugurar. “Temos sobretudo a nossa capacidade de receber, a nossa simpatia e, por isso, vamos esperar e dizer: não mudou nada”, frisou.

Também António Cunha, presidente da CCDR-Norte, salientou a importância do turismo para a região, um setor que trouxe cosmopolitismo e tem complementado outras atividades económicas, bem como reabilitado vários centros urbanos. “O norte quer continuar a ter no turismo uma das suas linhas importantes de desenvolvimento, um turismo que se desenvolve de modo muito simbiótico com todas as outras atividades e que permite também ajudar a desenvolvê-las”, assegura.