Campanha “We Care About Water By AHP” a correr nos Hotéis de Portugal

No Dia Mundial da Água que hoje se assinala, a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal repete a Campanha “We Care about Water”, lançada em março de 2018. Esta campanha tem dois objetivos: sensibilizar o hotel para o enorme impacto de uma promoção proativa da eficiência no consumo de água e envolver os hóspedes na temática da sustentabilidade ambiental e preservação de recursos naturais, alertando-os para a necessidade de colaborar com o hotel no objetivo comum de uma utilização eficiente da água a bem da Comunidade, do País e do Ambiente.

A AHP desenvolveu um  kit de comunicação virado para o hóspede com caráter informativo e medidas práticas que este pode aplicar durante a sua estadia.

Cristina Siza Vieira, da Associação da Hotelaria de Portugal, contextualiza: “A AHP, através do Programa HOSPES — programa corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da Hotelaria portuguesa — tem feito um trabalho constante na promoção da sustentabilidade da Hotelaria e do Turismo.”

A campanha “We Care about Water” inscreve-se precisamente nesse trabalho. “Quando foi lançada estávamos num período de seca extrema em algumas regiões do país, pelo que considerámos urgente sensibilizar tanto quem trabalha na hotelaria como quem dela usufrui, para uma utilização racional, hoje e sempre, deste recurso que como todos sabemos é um bem precioso e de que nem sempre nos lembramos que é finito.”

E a responsável acrescenta, “a nível internacional, o consumo médio de água por hóspede/noite num hotel é de 345 litros; mesmo num hotel muito eficiente e sustentável poderá chegar aos 160 litros. E falamos apenas de hotéis médios de cidade. Este consumo dispara substancialmente se pensarmos em resorts ou hotéis com SPA, piscinas, etc. Daí que a AHP considere que campanhas como esta devem acontecer in continuum, aproveitando mais ainda estas datas comemorativas para sinalizar estes compromissos”.