As candidaturas para as Escolas do Turismo de Portugal já estão abertas e, até ao dia 15 de julho, alunos nacionais e estrangeiros podem candidatarem-se, através de um processo exclusivamente online e gratuito.
Cozinha, Pastelaria, Restauração e Bebidas, Turismo de Natureza e Aventura, Turismo Cultural e do Património, Hotelaria/ Alojamento e Gestão de Turismo, são alguns dos cursos disponíveis nas 12 escolas do Turismo de Portugal que apostam num programa formativo, focado no talento das pessoas, no desenvolvimento de soft-skills, na inovação e na internacionalização dos profissionais do turismo, como base do sucesso do setor em Portugal.
Face aos desafios dos últimos meses, as 12 escolas da rede do Turismo de Portugal têm vindo a introduzir mudanças significativas na sua organização e metodologia de formação. Forçadas a uma mudança repentina e confrontadas com a necessidade de criar novas soluções, as escolas reforçaram os seus projetos de transformação digital, criando soluções de ensino à distância que serão a base para as mudanças introduzidas no próximo ano letivo. Em 2020/2021 serão desenvolvidos projetos de escola virtual, com a criação de serviços de suporte online, nomeadamente, suporte pedagógico, apoio ao estudo, desenvolvimento pessoal e criativo, entre outros serviços, sem a necessária presença física na escola.
Além disso, todos os cursos de especialização tecnológica terão uma modalidade de ensino online, onde se prevê que 15% a 20% da carga horária teórica seja realizada neste regime. Serão também iniciados programas formativos em regime de e-learning e b-learning, com recurso a uma plataforma específica e com ofertas próprias, de que é exemplo um curso inédito de Iniciação à Prova de Vinhos com arranque previsto para julho.
Através da disponibilização de percursos mais flexíveis, que conjugam formação online e formação presencial, reduzindo os períodos de permanência física na escola, pretende-se também reforçar a atratividade internacional das escolas. A internacionalização da oferta formativa continua a ser uma das vertentes das Escolas do Turismo de Portugal, no próximo ano letivo, através da cooperação internacional com outras escolas e formadores no desenvolvimento de projetos online e formação complementar online.
O Turismo de Portugal sublinha em comunicado que todas as mudanças implementadas têm estado a ser acompanhadas por um “plano de capacitação das equipas das escolas e de formação de formadores, que garante o desenvolvimento de novas competências digitais e de novos métodos e estratégias de aprendizagem a distância”.