Candidaturas para os Xénios 2026 já se encontram abertas

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal abriu as candidaturas para os Prémios Xénios 2026 – Excelência na Hotelaria.

Organizados anualmente, os Xénios distinguem os profissionais da direção hoteleira e um parceiro de negócio que se destacaram em Portugal no ano transato. À semelhança da edição passada, em 2026 os prémios voltam a ser atribuídos em oito categorias:

1.Melhor Diretor de Hotel

2.Melhor Jovem Diretor de Hotel

3.Melhor Diretor de Alojamentos

4.Melhor Diretor de F&B

5.Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas

6. Melhor Gestor de Revenue Management

7.Melhor Gestor de Potencial Humano

8.Melhor Parceiro de Negócios

A associação irá entregar também o Prémio Carreira a uma individualidade de destaque no setor do turismo.

Como participar nos Xénios 2026

A ADHP aceita candidaturas em nome próprio ou em relação a terceiros. O proponente deverá apresentar a candidatura através de e-mail, para geral@adhp.org, com um texto justificativo que resuma o motivo da proposta e um curriculum vitae que descreva e comprove a experiência profissional ou as ações desenvolvidas no ano anterior. Serão consideradas válidas as candidaturas apresentadas até 19 de janeiro, relativas a profissionais que tenham exercido funções num estabelecimento hoteleiro durante a maior parte do ano de 2025.

Posteriormente, a ADHP aprovará sete candidaturas por categoria, com base nos currículos e nos textos justificativos apresentados. Os candidatos selecionados serão levados a uma votação pública online. Da votação resultará uma shortlist composta pelos três candidatos mais votados em cada categoria, que serão considerados finalistas. O vencedor de cada categoria será determinado com base na avaliação de um júri composto por profissionais de referência no setor e na votação online.

O regulamento, com informação detalhada sobre as condições de participação e o processo de seleção, pode ser consultado no site da ADHP.

Os vencedores dos Prémios Xénios 2026 serão divulgados no XXII Congresso ADHP, em data e local a anunciar.

“Os Xénios constituem um momento de especial relevância para distinguir o mérito e a excelência do trabalho desenvolvido pelos diretores de hotel, profissionais que desempenham um papel determinante no sucesso do turismo nacional. É graças ao seu profissionalismo, sentido de responsabilidade e dedicação contínua que a hotelaria portuguesa se afirma como uma referência de qualidade no panorama global. Esta iniciativa reflete a missão da ADHP de reconhecer e promover o talento, sublinhando a importância do fator humano na construção do futuro da hotelaria”, refere Fernando Garrido, Presidente da ADHP.