A eDreams ODIGEO anunciou ontem que melhorou a sua capacidade de desenvolver novos produtos e serviços para viajantes como resultado da sua estratégia de tecnologia e inovação, implementada há dois anos atrás. O resultado do empenho das equipas internas de desenvolvimento para satisfazer melhor as necessidades dos clientes é a sua abordagem “testar e aprender”, que registou um aumento de 118% na capacidade da equipa em testar novos produtos e funcionalidades em todas as plataformas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Christoph Dieterle, chief product officer, afirmou: “Sempre fomos uma empresa muito baseada em dados, e testamos as nossas alterações em testes A/B e multivariantes com base no comportamento real dos clientes. Mas este ano, graças à utilização de lançamentos acelerados em combinação com a aprendizagem automática, estamos a dar um enorme passo em frente.”
O compromisso do grupo em tirar partido da última tecnologia para prestar um melhor serviço aos clientes permitiu igualmente reduzir os tempos de fornecimento de desenvolvimento em 48%. Isto significa que as alterações nos 245 websites e apps podem ser implementadas muito mais rapidamente para satisfazer as necessidades dos clientes, em alguns casos, em apenas 15 minutos. Além disso, a automatização durante os lançamentos chegou agora aos 75%. Esta melhoria na eficiência permite à eDreams ODIGEO redistribuir os recursos de forma mais eficaz e continuar a inovar com vista a aumentar a satisfação dos clientes.
Carsten Bernhard, chief technology officer, acrescentou: “Nos últimos anos, a nossa equipa de desenvolvimento focou-se em aumentar a frequência das nossas melhorias a nível de software, o que significa que qualquer alteração efetuada nas nossas plataformas ficará disponível aos clientes muito mais depressa. Esta redução de 48% nos nossos tempos de fornecimento de desenvolvimento reflete este foco, e é a prova de como nos estamos a tornar cada vez mais eficientes em atender às necessidades dos nossos clientes e focados na inovação.”
Com 18,5 milhões de clientes por ano, a eDreams ODIGEO tem uma das maiores equipas internas de qualquer companhia aérea ou agência de viagens na Europa dedicadas ao desenvolvimento de produtos.