Casa da Calçada Relais & Châteaux: Um palácio à sua espera na romântica cidade de Amarante

Num edifício que atravessa os tempos e se cruza com a História de Portugal e da Europa, os argumentos para uma estadia que promete ser inesquecível não faltam. Trata-se de um dos mais belos e imponentes palácios do século XVI, construído para ser uma das principais residências do Conde de Redondo, onde se instalaram, durante as invasões francesas, os comandos aliados de Portugal e Inglaterra. Em 1880, António do Lago Cerqueira, um dos mais relevantes líderes políticos da Primeira República, nasce neste palácio, na altura propriedade da sua família. E pela sua mão, as salas do edifício transformam-se num prolífico espaço de encontre entre políticos e intelectuais na viragem para o século XX. Hoje dá pelo nome de Casa da Calçada, após a recuperação do edifício em 2001 e transformação num hotel que, desde 2004, é membro da conceituada Relais & Châteaux e uma referência incontornável da hospitalidade portuguesa.

Situado em Amarante, cidade romântica de traços barrocos que se distingue pela arte de bem receber e maravilhar quem a visita, entre o Porto e o Vale do Douro, uma estadia na Casa da Calçada Relais & Châteaux é a certeza de um mergulho numa cidade com uma herança cultural e um património ambiental invejáveis. E quem já conhece Amarante garante que há sempre qualquer coisa que perdura depois de cada visita e nos faz querer voltar. Da arte sacra à arquitetura barroca, das serras do Marão e da Aboboreira às margens do Tâmega, das festas e romarias à tradição gastronómica e, tão ou mais importante, a sabedoria e bondade das suas gentes.

Na Casa da Calçada encontrará 30 quartos que se dividem entre executivos, sem vista panorâmica, a quartos de luxo, com vista sobre a cidade e o rio, ou luxo superior, com varandas, e suites. Os hóspedes podem ainda desfrutar do Bar e Restaurante Canto Redondo com terraço sobre o rio Tâmega e o Mosteiro de São Gonçalo, e do Restaurante Largo do Paço, que é Estrela Michelin e que lhe oferece um menu sazonal assinado pelo Chef Tiago Bonito. As piscinas exteriores para adultos e crianças convidam a refrescar-se nos dias quentes, e o bar da piscina disponibiliza bebidas e refeições ligeiras entre as 12H00 e as 18H30. As vinhas convidam a uma visita sem pressas, e despertam a vontade de participar nas provas de vinhos verdes disponíveis. Já a horta biológica garante produtos frescos na hora das refeições.

A apenas um minuto a pé do centro da cidade, o hotel proporciona ainda bicicletas para quem quiser explorar a região a duas rodas, e aproveitar os percursos ao longo do rio (Percurso das Azenhas). Uma vez em Amarante, não deixe de andar no tradicional guiga, um barco típico da região, ou de experimentar os deliciosos doces conventuais.

A não perder…

  • Workshop de doces conventuais na Confeitaria da Ponte
  • City tour com guia local para conhecer a história de Amarante
  • Andar de guiga no rio Tâmega ou, para os mais ousados, andar de kayak
  • Ir de jipe ao Marão e fazer uma merenda perto de um riacho
  • Aula de golfe no Golfe de Amarante (15 min. de carro)
  • Ir às Termas de Amarante e desfrutar de um tratamento de águas medicinais
  • Passeio nas Vinhas da Casa da Calçada seguida de Prova de Vinhos com o Head Sommelier
  • Jantar no Largo do Paço com uma estrela Michelin
  • Fazer o percurso das Azenhas de bicicleta
  • Um copo de espumante da Quinta da Calçada no terraço do Hotel, ao final do dia.