Casa da Ínsua é o primeiro passo no modelo de franchising dos Paradores (com vídeo)

O primeiro Parador franchisado já é conhecido e está em Portugal, mais concretamente em Penalva do Castelo. Chama-se Casa da Ínsua e pertence à Visabeira Turismo.A apresentação decorreu hoje, em Madrid, e contou com a presença de Frederico Costa, presidente da Visabeira Turismo, Adolfo Mesquita, secretário de Estado do Turismo português, Isabel Borrego, secretária de Estado do Turismo espanhola, e Ángeles Alarcó, presidente da Paradores de Turismo.
Este é o primeiro passo de uma nova linha de negócios da marca espanhola que “representa uma alavanca de geração de valor para a rede dos Paradores e para o setor turístico espanhol”, garantiu Isabel Borrego, durante a apresentação.
Já Ángeles Alarcó frisou que “o sistema de franchising está amplamente instituído no setor hoteleiro e turístico, e para os Paradores significa uma aposta decidida para estabelecer um modelo de autofinanciamento sustentável e um modo de crescimento, tanto em Espanha como no exterior”.
O novo Parador Casa da Ínsua é “fiel aos valores da Paradores de oferecer um produto turístico de qualidade através da recuperação do Património histórico com fins turísticos, o desenvolvimento sustentável com o meio ambiente e a promoção da gastronomia local”, indica a cadeia espanhola, em comunicado.
“Esta é uma oportunidade fantástica para unir duas grandes instituições: de um lado os Paradores e, do outro, um dos principais grupos empresariais de Portugal, o Grupo Visabeira. Desta união de forças nascerá um Parador histórico e uma experiência única, uma vez que será o primeiro Parador modelo deste tipo de exploração e para um mercado novo”, refere Frederico Costa, que garante que este é o princípio de novos desafios.

 

Novos Paradores

O Plano Estratégico da Paradores de Turismo contempla o crescimento da rede através do franchising, uma linha de negócio que está dirigida a estabelecimentos já operacionais de quatro ou mais estrelas em edifícios singulares, emblemáticos e que tragam valor à marca, refere o comunicado. Devem ainda cumprir os requisitos e valores a Paradores, nomeadamente: atenção diferenciada ao cliente; certificações e standards de qualidade e excelência na gestão; rentabilidade; oferta de restauração completa e permanente; e serviços complementares (salas para convenções, spa, golf, etc…).
Quanto a localizações, a Paradores tem em consideração que os potenciais estabelecimentos que se podem incluir neste sistema não estejam na zona de influência comercial da atual rede, analisando-se a distância ao Parador mais próximo. No caso do Parador Casa Ínsua, o mais próximo é o Parador da Ciudad Rodrigo (Salamanca), a 125 Km.

 

[ot-video][/ot-video]