Casas Açorianas querem “servir de pivot para a divulgação e afirmação do destino”

Tomou posse a nova equipa dirigente das Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, na sequência de eleições estatutárias. Para Gilberto Vieira, presidente da direção, “os objetivos da lista agora eleita passam pela continuação de um trabalho que nunca se pode dar por concluído, face aos constantes novos desafios que se vão colocando na vida de uma associação”. Sendo que o responsável destaca ainda que “acresce que a equipa eleita engloba um conjunto de pessoas que acrescentam uma nova energia às Casas Açorianas e esse é um capital que nenhuma associação pode desperdiçar”.

Entre os objetivos traçados pela entidade para o novo mandato encontram-se a criação de condições para atrair novos associados, fortalecendo assim a oferta disponível e, ao mesmo tempo, reforçar a promoção da realidade rural açoriana, em todo o seu enquadramento.

As Casas Açorianas querem ainda «servir» de pivot para a divulgação e afirmação do destino Açores. De acordo com Gilberto Vieira, “queremos lutar para que o que temos de autêntico e de “mágico” não ceda a interesses imediatistas, porque é essa diferenciação positiva, num mercado global muitas vezes saturado de ofertas idênticas, que temos que saber explorar, sempre com a preocupação de resistir a tentações de tomar atitudes “low cost” nos variados setores da nossa atividade turística, que podem conduzir à banalização daquilo que hoje é único”. Neste seguimento as Casas Açorianas reiteram a disponibilidade para colaborar com todos os intervenientes no processo de afirmação do destino Açores e, particularmente, do turismo rural e de natureza no arquipélago, em prol do desenvolvimento turístico, do intercâmbio cultural e da preservação dos valores ambientais e etnográficos.

Os novos membros dos três órgãos sociais, proprietários dos empreendimentos indicados, são:

Assembleia Geral
Presidente – Casa dos Barcos – Rodrigo Rodrigues
1º Secretário – Casa da Pedreira – Maria João Estrela
2º Secretário – Quinta de São Caetano – Luis Godofredo Pimentel

Direção
Presidente – Quinta do Martelo – Gilberto Vieira
Secretário- Geral – Aldeia da Cuada – Sílvio Gonçalves
Tesoureiro – Moinho da Bibi – Eduardo Carreiro
Vogal – Casas do Capelo – Amparo Pérez Ferragud
Vogal – Casa da Torre – Filipe Ávila
Suplente – Quinta das Figueiras – António Gomes
Suplente – Casa Ti’José Borges – Filomena Meneses

Conselho Fiscal
Presidente – Casa do Ouvidor – Henrique Veríssimo
1º Secretário – Glicinias do Pico – Helena Fernandes
2º Secretário – Quinta da Ribeira da Urze – Maria Salomé Medeiros