Cascais recebe 490 mil turistas em 2022

O Município de Cascais recebeu, no ano passado, 491.241 de turistas e registou um total de 1.181.877 dormidas. Em termos financeiros, o preço médio por quarto, de 133,80 € em 2022, representou um crescimento de 18,3% em relação ao período homólogo. Face ao mesmo período de 2019, o aumento foi de 21%.

Segundo os dados apresentados pelo Turismo de Cascais, também a receita por quarto disponível (RevPAR) apresentou um desempenho positivo comparativamente com 2019, obtendo uma subida de 18%.

Em 2022, o Reino Unido foi o mercado estrangeiro que mais procurou Cascais, representando um total de 125.028 dormidas. Espanha perde assim o primeiro lugar, tradicionalmente ocupado de entre os principais mercados emissores de hóspedes estrangeiros.

Também no setor do golfe, o turista britânico representou a maior fatia de entre os golfistas estrangeiros, ficando os alemães na segunda posição. O Turismo de Cascais destaca aqui a “progressiva qualificação do turista de golfe face aos anos anteriores”. Em termos absolutos, registaram-se 215.805 voltas de golfe em 2022, o que corresponde a um crescimento de 21% relativamente a 2019.

Para a evolução positiva do turismo em Cascais, terá contribuído o abrandamento das restrições à livre circulação dentro e fora da União Europeia, considera o Turismo de Cascais, que promoveu várias iniciativas para atrair mais visitantes, durante o último ano.

“Estamos entusiasmados com o crescimento da atividade turística em Cascais, em 2022, e otimistas no que concerne a 2023. No entanto, não podemos deixar de considerar que ainda vivemos um período de incerteza, provocado pela situação da guerra no leste da Europa e pela subida acentuada da inflação e das taxas de juro”, alerta Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação Turismo de Cascais.

Ainda assim, as perspetivas do Turismo de Cascais para este ano “são animadoras”, seguindo “a linha de recuperação registada com a normalização da pandemia”.

Para Bernardo Corrêa de Barros, o aumento do número de turistas e da ocupação provam que o concelho é capaz de proporcionar “uma experiência diferenciadora, segura e memorável”. “Em 2023, prevemos continuar a apostar na digitalização da oferta, mantendo-nos na vanguarda do que se designa hoje por Smart Tourism”, remata o responsável.

O turismo de golfe também é aposta na região, tendo sido lançada uma plataforma única a nível mundial, o Golf Passport by Cascais, “que facilitará a reserva de pacotes de golfe ao melhor preço”, explica o Turismo de Cascais.

Entretanto, ainda durante este ano, será também anunciado o “Cascais Virtual & Marketplace”, uma montra do município em realidade virtual.