Caves Ferreira reabre com novos espaços dedicados ao enoturismo

Caves Ferreira reabre com novos espaços dedicados ao enoturismo

Categoria Destinos, Explore

As Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, reabrem as portas ao público com novos espaços dedicados a Dona Antónia, ao Douro e aos Vintage, numa experiência de visita alicerçada na autenticidade, história e património.

Um ano depois de uma profunda obra de reabilitação e imersão histórica, o novo espaço de enoturismo das Caves Ferreira convida agora os visitantes para uma viagem ao passado e à redescoberta de uma marca com mais de 250 anos, num autêntico museu vivo onde Vinhos do Porto envelhecem desde o séc. XVIII em centenas de pipas e balseiros de madeira.

Respirando história e tradição, entre os espaços renovados, este produtor vinícola destaca em comunicado, “A casa de Dona Antónia”, onde uma árvore genealógica e documentos históricos evocam a vida e obra de uma figura ímpar do Douro Vinhateiro. Numa ode à região e ao árduo trabalho do homem em socalcos de perder de vista, o Douro tem também o seu lugar de destaque no novo circuito, através de fotografias e artefactos que nos transportam para os tempos do antigamente. Em jeito de homenagem ao emblemático património” Vintage de Porto Ferreira”, o novo espaço dedicado a esta categoria especial de Vinho do Porto leva o visitante numa viagem no tempo ao longo de três séculos por factos históricos associados a cada ano declarado.

A reabertura das Caves Ferreira traz também novidades na oferta turística. Aos domingos de manhã as visitas guiadas são gratuitas e famílias e grupos podem contar com descontos especiais ou pacotes promocionais. É possível, ainda, adquirir um bilhete único para visita às Caves e à Fundação de Serralves. Por fim, para os que se deslocam em bicicleta, as Caves dispõem de aparcamento próprio.

Ativo desde 1825, o Armazém da Cruz, que alberga todo o percurso de visita, é um dos maiores, mais antigos e mais emblemáticos armazéns do setor. Um espaço nobre, cujas coberturas foram reabilitadas numa área total de cerca de 6500m2, respeitando a traça arquitetónica original das Caves. O projeto de restauro incluiu também a recuperação do pavimento, recriando o tradicional piso ideal para o rolar das pipas e para manter a temperatura. As Caves Ferreira reabriram com o selo “Estabelecimento Clean & Safe”, reunindo todas as condições e medidas impostas pela DGS e pelo Turismo de Portugal.

Criada em 1751 por uma família de viticultores do Douro, Porto Ferreira é a única empresa de Vinho do Porto que durante toda a sua história sempre permaneceu portuguesa. Dona Antónia Adelaide Ferreira contribuiu significativamente para a consolidação da marca, através do seu trabalho em prol da Região do Douro e da sua gente. Enfrentando as adversidades da sua época tornou-se um símbolo de força ainda por todos reconhecido.