Celebração dos 90 anos da Bensaude Hotels marcada pelo lançamento da coleção de selos “Camélias dos Açores”

As celebrações dos 90 anos da Bensaude Hotels decorreram na passada semana, nos jardins do Parque Terra Nostra, nas Furnas, na Ilha de São Miguel. Entre outros momentos que destacaram o legado do Grupo e os seus planos para o futuro, foi lançada uma nova coleção de selos dos CTT inspirada nas “Camélias dos Açores”. Uma edição especial que homenageia as espécies do Parque Terra Nostra, a génese do nascimento do grupo hoteleiro.

Durante o evento houve espaço para o lançamento de uma série de selos, coleção que faz parte das emissões anuais que os CTT dedicam a Portugal e às Regiões Autónomas. Este ano, a coleção ganhou um significado diferente: todas as peças foram inspiradas nas camélias do Parque Terra Nostra, projeto que contou com a colaboração de Carina Costa, engenheira agrónoma do Parque Terra Nostra, com o apoio do grupo hoteleiro açoriano.

Entre as camélias selecionadas para a coleção, destaca-se a Camélia com o nome Patricia Bensaude Fernandes, em sua homenagem. Uma flor de beleza simples, mas marcante, agora eternizada num selo que celebra também a ligação afetiva da família Bensaude a este lugar.

“Desde 1935, com a abertura do Terra Nostra Garden Hotel, que fazemos da valorização dos Açores e da sua identidade a nossa prioridade. Para além de reconhecerem este legado, as celebrações marcam o início de um novo ciclo. É objetivo da Bensaude Hotels continuar a inovar e a crescer, de forma sustentada. Homenagear o passado sem perder o futuro de vista.”, explica Jorge Aguiar, administrador executivo da Bensaude Turismo.

A história da Bensaude Hotels começou em 1935 com a inauguração do Terra Nostra Garden Hotel, uma iniciativa da Sociedade Terra Nostra e prosseguida por Vasco Bensaude no Vale das Furnas, em pleno Parque.

Pioneiro nos Açores, o hotel foi construído numa época em que a região não tinha projeção ou a acessibilidade que atualmente conhecemos. A inauguração de uma unidade como esta numa freguesia remota foi algo totalmente revolucionário que cedo a transformou num refúgio que ainda hoje combina elegância com a beleza natural circundante.

Noventa anos passados sobre a sua génese, a Bensaude Hotels conta com dez unidades hoteleiras nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, mas também em Lisboa. Tem em curso um plano de renovação das unidades já existentes, e a recente aquisição do Convento da Alpendurada, na região do Douro, promete reforçar a sua presença no Continente.

Ao longo da sua história, a Bensaude Hotels consolidou uma abordagem centrada na valorização das raízes açorianas, na preservação do património natural e na promoção de uma hospitalidade genuína. O Grupo mantém um forte compromisso com a sustentabilidade e com a criação de um impacto positivo nas comunidades onde está inserido. Um empenho que se manifesta no investimento em postos de trabalho e na qualificação das equipas, na inclusão de produtos locais na sua oferta e em medidas ambientais.

A celebração dos 90 anos representa não só o reconhecimento deste legado, mas também o início de um novo ciclo. A Bensaude Hotels está agora orientada para o crescimento estratégico, para a diversificação geográfica e para a afirmação da marca como uma referência no setor.