Celebrity Cruises: “A nossa estratégia é formar os agentes de viagens para venderem o nosso produto”

Michael English, Head of Business Development para a região da EMEA da Celebrity Cruises, representada em Portugal pela Melair Cruzeiros, esteve hoje em Lisboa para apresentar à imprensa algumas novidades da marca do Grupo Royal Caribbean. E começou por lembrar que se pandemia não tivesse provocado uma interrupção no setor do turismo, a marca de cruzeiros transportaria este ano cerca de 1,4 milhões de passageiros globalmente, dos quais a maior percentagem da região dos EUA, América do Norte e América do Sul, sendo que a região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) representa cerca de 20% do negócio. A previsão agora aponta para 1,6 milhões de pessoas entre 2025/2026, em termos globais.

Dos 13 mercados identificados como prioritários na região que lidera, Michael English afirmou que Portugal é um deles, tendo já visitado outros, como a Bélgica e os Países Baixos, e na próxima semana mais dois, nomeadamente, Israel e Dubai.

Lisboa “é um foco prioritário para a minha equipa e o meu papel, nas últimas 48 horas, tem sido encontrar-me com os nossos parceiros do trade”, explicou o responsável no encontro com a imprensa do trade nacional. E não deixa de salientar “o entusiasmo e desejo de poderem trabalhar e retomar a atividade”. Michael English não resiste ao trocadilho dizendo mesmo que “é uma verdadeira Liga dos Campeões”. Só este ano, a Celebrity Cruises espera assim investir cerca de 150 mil euros em formação, promoção, marketing e apoio, para garantir que se “enquadra especialmente bem no mercado”.

[blockquote style=”1″]Só este ano, a Celebrity Cruises espera assim investir cerca de 150 mil euros em formação, promoção, marketing e apoio, para garantir que se “enquadra especialmente bem no mercado”.[/blockquote]

A companhia de cruzeiros prepara-se para lançar um novo navio dentro de umas oito semanas, o Celebrity Beyond, o terceiro da Classe Edge, que “posiciona a nossa marca num mercado de novo luxo dirigido à Geração X”, esclarece o responsável. Uma das grandes novidades é o facto de a estratégia de preço se ter alterado, sendo que agora a Celebrity Cruises passa a ser uma marca Tudo Incluído. O interlocutor garante que o novo navio, e a marca, têm tudo a ver com o mercado português, exemplificando que o perfil do cliente da Celebrity são casais entre os 40 e os 55 anos, com elevado nível de formação, um rendimento elevado, tempo limitado para planear as suas férias e famílias multi-gen.

Com o novo Celebrity Beyond surge uma maior aposta no luxo e numa oferta maior. São mais 22 suites e mais 157 staterooms, bem como +40% de espaço dedicado ao The Retreat, exclusivo para hóspedes das suites. O navio terá ainda mais espaços ao ar livre, como bares e lounges, e um perfil mais elegante. O Celebrity Beyond deverá estar em Lisboa entre abril e princípios de maio mas a companhia ainda não sabe ao certo se estará apto para receber visitas de agentes de viagens, por uma questão de protocolos de segurança.

Michael English frisa que é fundamental que os agentes de viagens percebam o que é a Celebrity Cruises pois “tem de ser o cliente certo para o navio certo”, e daí o investimento em formação junto do trade. No fundo, aponta, “o agente de viagens hoje tem de ser um profissional de viagens”, e a companhia do Grupo Royal Caribbean afirma que tem de ser capaz de “formar e garantir que qualquer cliente que se dirija a um agente de viagens encontre um profissional que compreenda realmente a marca Celebrity Cruises, a sua missão”.

Por isso mesmo, a marca e a sua representante, Melair, têm apostado em webinares, sendo que alguns se dirigiram especificamente aos profissionais da Wamos, do El Corte Inglés e da Abreu.

[blockquote style=”1″]Francisco Teixeira, CEO da Melair, fez questão de sublinhar que é importante “trabalhar uma segmentação na indústria dos cruzeiros” pois há diferenças “enormes” entre as várias marcas.[/blockquote]

Francisco Teixeira, CEO da Melair, fez questão de sublinhar que é importante “trabalhar uma segmentação na indústria dos cruzeiros” pois há diferenças “enormes” entre as várias marcas. Daí o investimento em “trabalhar com os agentes de viagens e encontrar o hóspede certo para este tipo de produto”. Já Ana Pereira, diretora de Marketing e Comunicação da Melair, adiantou que o desafio é precisamente “fazer com que o agente de viagens conheça o nosso produto e saiba o que nos diferencia, e é por isso que estamos tão focados na formação e em falar diretamente com os agentes de viagens, para que saibam o que podemos oferecer aos hóspedes”. E reitera: “Estamos a procurar o cliente de um hotel de 5 estrelas, é esse o segmento que queremos alcançar”.

[blockquote style=”1″]”Estamos a procurar o cliente de um hotel de 5 estrelas, é esse o segmento que queremos alcançar”.[/blockquote]

Na mesma linha, Michael English destaca que “a nossa estratégia não é cortar com os agentes de viagens, mas o oposto; formá-los para venderem o nosso produto”, pois admite que o negócio dos cruzeiros é complicado.

Nos próximos dois anos, o Head of Business Development para a região da EMEA da Celebrity Cruises garante que o objetivo é ter uma fatia maior dos cerca de 70 mil cruzeiristas que representam o mercado português.