Celorico de Basto – A Capital das Camélias

Celorico de Basto é um concelho cheio de cor, luz e esplendor, com o reflexo da água límpida do rio Tâmega, o verde exuberante das folhas das camélias e as cores vibrantes das múltiplas variedades de flores. São vários os jardins ancestrais com camélias dispostas de forma geométrica, formando formas e figuras que nos deixam arrebatados e cheios de melancolia de tempos passados. Dois deles – Quinta do Prado que é hoje Jardim Ilídio Araújo, e Casa de S. Silvestre – podem ser visitados todo o ano sem marcação prévia sendo apenas solicitado o respeito pela preservação do espaço e das camélias.

A Capital das Camélias mostra-se como um lugar de culto onde as camélias são rainhas e senhoras. E, é nesse sentido que o Município está a preparar vários projetos notáveis entre os quais um protocolo arrojado com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro em que será promovida a catalogação de todas as camélias dos jardins públicos e a criação de um laboratório vivo de camélias onde as camélias serão o epicentro de todas as atividades promovidas.

Sempre com o objetivo de que este património natural ganhe maior brilho e notoriedade, alcançando o seu apogeu com a realização da Festa Internacional das Camélias, um certame que consolidou a marca “Celorico de Basto Capital das Camélias”.

Venha conhecer este património natural, Celorico de Basto aguarda por si!