Centro de Portugal com grande destaque em conferência espanhola sobre Turismo Cinematográfico

O Turismo Centro de Portugal esteve hoje em destaque na “II Conferência Espanhola sobre Rodagens e Turismo Cinematográfico – País Convidado: Portugal”, em Valladolid. Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Assembleia Geral da Centro Portugal Film Commission, integrou o painel “Turismo Cinematográfico, As Rodagens e o Turismo em Portugal”, organizado pela Spain Film Commission e pelo Valladolid Film Office.

Na ocasião, Pedro Machado apresentou o trabalho da recém-criada Centro Portugal Film Commission, destacando a importância do Turismo Cinematográfico como fator-chave de marketing para gestão de um destino turístico. Uma importância que, segundo o próprio, assenta em quatro eixos. “O Turismo Cinematográfico é um poderoso aliado na criação da imagem e na promoção de um destino, possibilitando que este ganhe notoriedade. Além disso, estimula a motivação dos turistas para conhecer os lugares e destinos que veem nos ecrãs; ajuda a captar novos segmentos de mercado; e, finalmente, permite criar novos produtos turístico-culturais”.

O painel foi moderado pelo realizador Javier Angulo, diretor da Seminci – Semana Internacional de Cinema de Valladolid, e contou igualmente com a participação de Eugeni Osácar, professor no departamento de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Universidade de Barcelona e autor do livro “Barcelona, uma cidade de filme”.

Pedro Machado sublinhou ainda “a importância de reforçar os laços e as relações entre Espanha e Portugal, nomeadamente no que respeita às relações transfronteiriças entre o Centro de Portugal e as regiões de Castela e Leão e Extremadura, e deixou o desafio para que esta parceria se estenda agora à promoção conjunta do Turismo Cinematográfico”, lê-se na nota enviada. Ana Redondo, conselheira de Cultura e Turismo de Valladolid, foi quem encerrou a conferência.