Centro de Portugal: Uma região de nobres vinhos e doces tentações

Ovos moles

A região Centro de Portugal é ideal para quem não receia “cair em tentação” e deixa levar-se pelos pratos típicos, os maravilhosos doces regionais e o néctar dos deuses que, aqui, se distribui pelo Dão, Beira Interior, Bairrada, Tejo e Lisboa.

Mergulhar no Centro do país é embarcar numa verdadeira viagem sensorial onde a gastronomia e os vinhos são reis. Os pratos típicos do Centro de Portugal são verdadeiros “tesouros” nacionais que não passam despercebidos a quem por aqui passa. E escolha não falta, desde o tradicional Leitão à Bairrada ou a Lampreia à Bordalesa, já característica da Ria de Aveiro, há sugestões para todos os gostos numa região que se estende do Oceano Atlântico até à fronteira com Espanha.

Leitão

Do mar chega-nos o peixe fresco, e o Centro de Portugal não é exceção, sobretudo na Região Oeste, brindando-nos com alternativas como a Caldeirada servida na panela onde é cozinhada, a Sopa de Peixe ou o peixe grelhado.

Se prefere carne, os prados e serras do interior do país colocam à mesa a Vitela Assada à Moda do Sever de Vouga ou a típica Chanfana de Coimbra. Não deixe de experimentar o Rancho à Moda de Viseu ou a Vitela de Lafões. Os pratos de caça são outra tentação e Leiria, Fátima e Tomar proporcionam-lhe experiências gastronómicas inesquecíveis à base de Perdiz ou de Coelho Bravo.

Claro que não pode faltar a doçaria e, nesta região, é obrigatório deliciar-se com os ovos-moles de Aveiro ou o tradicional pão-de-ló de Ovar. Mas não só… A lista de doces regionais não fica completa sem experimentar a tigelada beirã de Castelo Branco ou os pastéis de Tentúgal em Coimbra.

Os doces néctares
Os vinhos são outro dos atrativos desta região e, sem dúvida, o acompanhamento perfeito para muitos dos pratos atrás referidos. E, mais uma vez, a oferta é vasta, pois o Centro de Portugal integra cinco regiões vitivinícolas. No Dão saboreie os tintos aveludados, os brancos frescos com um final exuberante, os rosés florais e frutados ou os requintados espumantes de bolha fina. Seguindo a Rota dos Vinhos da Beira Interior poderá experimentar os vinhos brancos de exuberância aromática mas também os tintos de aromas complexos a frutos silvestres e especiarias. Na Bairrada são muito apreciados os espumantes, produzidos na região desde 1890.

Junto à margem do rio Tejo os Vinhos do Tejo são reconhecidos nos seus tintos rubis, brancos aromatizados e rosés suaves. Na região de Lisboa, as sugestões passam pelos vinhos de regiões de DOC de Óbidos ou Torres Vedras.