Centro Interpretativo da Banana da Madeira celebrou o primeiro aniversário

O Centro Interpretativo da Banana da Madeira (BAM) assinalou recentemente o primeiro aniversário. Desde a sua inauguração, o BAM já recebeu mais de 11 mil visitantes, sendo que, nos últimos meses, tem registado uma média mensal de visitantes que ultrapassa as mil pessoas. Um marco notável que é o resultado do crescente interesse tanto dos turistas quanto dos locais.

Além disso, há bem pouco tempo, o BAM foi agraciado com o prémio de Melhor Museu Português de 2023 na categoria ‘Conteúdos Digitais’ e recebeu também uma Menção Honrosa na categoria Coleção Visitável.

O Centro Interpretativo da Banana da Madeira visa proporcionar aos visitantes uma experiência educativa e envolvente sobre a cultura, história e importância económica da banana na região. Com exibições interativas, conteúdo digital inovador e uma abordagem imersiva, o BAM cativou os visitantes, proporcionando-lhes uma perspetiva abrangente sobre a história fascinante dessa fruta icónica.

Através de exposições interativas, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar na história do cultivo da banana na Madeira, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Através de instalações multimédia modernas, exploram-se também os processos de produção, colheita e exportação da banana, bem como o impacto social e económico da indústria nas comunidades locais.