O Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT) discutiu, hoje, dia 11 de janeiro, no Ministério da Economia e Mar, aquelas que são as prioridades estratégicas do setor para 2023 e que deverão ser adotadas na promoção do destino Portugal e dos destinos regionais, contando, para a promoção das marcas regionais, com um investimento total de 20,6 milhões de euros para 2023.
Na reunião presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, o CEPT salientou o crescimento de 15% das receitas no ano de 2022, face a 2019.
A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será uma das prioridades estratégicas a seguir neste ano, com particular enfase nos mercados do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França.
Os mercados de longo curso como os EUA, Canadá e Brasil serão, também, uma aposta da promoção turística nacional, pelo seu crescimento e pela sua perspetiva de crescimento económico.
Em paralelo, a promoção externa irá fomentar a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes, como é o caso do Turismo Literário, Arte Contemporânea, Arquitetura, Surf, Gastronomia e Enoturismo.
Para Nuno Fazenda, esta estratégia assenta em quatro prioridades de opção política de turismo: “crescer na internacionalização das empresas e nas marcas turísticas, crescer em valor, crescer no interior e crescer na dupla transição, digital e climática, a que se junta, crescer nas qualificações. Sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos”.