Cerca de 41% dos Portugueses consideram o clima como o fator mais importante para escolha do destino de férias

O Observador Cetelem quis perceber quais os aspetos que mais motivam os portugueses na escolha dos destinos de férias grandes. O clima é considerado o fator crucial para 41% dos inquiridos, o que também justifica a preferência pelo Sul do país. Este é um forte crescimento face ao último ano, quando o clima foi mencionado por apenas 20% dos inquiridos. O fator preço assume também especial importância, bem como a localização.

Apesar deste verão estar longe de ser dos mais quentes que há memória, o nosso país é reconhecido e eleito pelo seu clima, pelos estrangeiros, mas também pelos portugueses. Assim, o clima é o fator que mais influencia a escolha de um destino de férias, isto para 41% dos inquiridos – mais do dobro face a 2017, quando 20% referiram esse fator. Como consequência, é natural que a decisão de viajar para regiões mais a Sul seja predominante.

Mas outros fatores são cruciais para o destino de férias dos portugueses. Desde logo, o preço, líder no ano passado, e que surge como segunda escolha em 2018, de acordo com 37% dos participantes no estudo (ainda assim, com mais 1 ponto percentual que no ano transato). A localização assume igualmente especial relevância, pelo menos para 32% dos nquiridos, embora, neste caso, tenha diminuído 3% face a 2017.

Numa segunda linha de prioridades, 16% assumem aproveitar campanhas e promoções para escolher destinos de férias, o mesmo valor registado em igual período do último ano.

Abaixo dos dois dígitos, apenas 9% dos portugueses têm em atenção especial se o destino é apropriado a crianças – ainda assim, mais do dobro das referências em 2017, quando não ultrapassou os 4%. A oferta cultural e lúdica (7%) também não têm especial impacto na escolha de um destino, mantendo números similares aos registados há um ano.

Parceiros e Metodologia

O Observador Cetelem Férias de Verão 2018 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%. A amostra é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos