Cerca de 59% dos portugueses passam férias no Sul do país

Com o verão, o sol e o calor são a preferência da maioria daqueles que escolhem esta altura do ano para um merecido descanso. Em Portugal, essas características são imediatamente associadas ao Sul do país. Não surpreende, por isso, que a grande maioria dos inquiridos pelo estudo do Observador Cetelem Férias 2018 aponte o Algarve e o Alentejo como os destinos de excelência para os próximos meses. Já as viagens para fora do país são bem menos procuradas, pois apenas 13% planeiam sair fora de fronteiras, com a esmagadora maioria a escolher a Europa para o efeito.

O estudo do Observador Cetelem Férias 2018 procurou perceber, entre os inquiridos nacionais, quais os destinos preferenciais de férias. E 59% dos portugueses que pretendem gozar o seu descanso de verão em Portugal indicam o Sul do país como a região escolhida.

Perante um verão que se tem mostrado tão atípico, é ainda mais provável que se cumpram os planos dos portugueses que pretendem aproveitar o Sul de Portugal. Já o Norte foi mencionado por 25% das pessoas, enquanto o Centro mereceu a escolha de 22% dos inquiridos.

Apesar da inegável beleza que tanto o arquipélago da Madeira como dos Açores oferecem, bem como as inúmeras campanhas publicitárias que regulamente assistimos nos meios de comunicação nacionais, estes destinos continuam a ser eleitos por uma minoria, não mais de 4%, de acordo com os dados de 2018.

Vá para fora cá dentro?

De acordo com o estudo do Observador Cetelem, 72% dos portugueses irão passar férias fora de casa, 18% ficarão na sua residência e 9% indicaram fazer as duas opções. Face a 2017 (27%) aumentou o número dos que este ano dizem fazer férias em casa (15%), seja o período total ou parcial das suas férias. Consequentemente, há menos consumidores a fazer férias fora de casa. 81% este ano face a 89% no ano passado, somando os que farão as duas opções.