Certificação de qualidade é tema chave no Congresso da APECATE

A segunda edição do Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congresso de Animação Turística e Eventos (APECATE) tem lugar nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro no Hotel Altis Castilho em Lisboa. A Certificação e a Internacionalização do sector são os principais temas em debate. O Congresso pretende “debater a questão da certificação de qualidade para o sector, apresentando o projecto do Selo de Qualidade da Apecate, partilhando realizaçõese perspectivas com os congéneres da Associação Brasileira das Empresas deEcoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e da Associação Brasileira de Empresasde Eventos (ABEOC) que nos trarão o essencial do modelo de certificação que estáa ser seguido no Brasil”, explica Ana Barbosa da Direcção da APECATE. O debate, primeiro em plenário e depois continuado nos workshops sectoriais, vai centrar-se “em duas temáticas fundamentais: os requisitos de qualidade que devemser objecto de certificação; e o valor relativo dos vários tipos de certificaçãoexistentes (normas internacionais, normas europeias, normas nacionais, selos deassociações sectoriais, selos de destinos regionais, etc)”, acrescenta aresponsável. Outro tema central do Congresso, a promoção externa, vai estar presente na intervenção do Turismo de Portugal, IP e sentar à mesma mesa decisores das agencias regionais de Turismo, Empresários e operadores do sector. Aqui serão debatidas “as especificidades da promoção no mercado externo que devem ser tidas em consideração quando o objectivo é a captação de eventos e congressos ou a colocação no mercado de produtos de nicho”, adianta Ana Barbosa. Organizado pela APECATE, o evento vai reunir durante dois dias empresários organizadores de congressos, eventos e actividades de animação turística / marítimo-turísticas, operadores turísticos, empresas organizadoras de congressos, empresas de multimédia, audiovisual e gestão de espaços para eventos, bem como professores e estudantes das áreas de Turismo, Desporto, Ambiente, Comunicação, Gestão e Marketing e representantes das Agências Regionais de Promoção Turística, Entidades Regionais de Turismo, Institutos Públicos e autarquias. No âmbito dos trabalhos do Congresso a APECATE promoverá ainda durante a manhã do dia 1 deFevereiro, um programa misto de speedtrading / networking, exclusivamente dedicado a empresários associados da APECATE e a operadores turísticos convidados que pretendem enriquecer a sua oferta nos mercados brasileiro e europeu.&