Chão do Rio é a 1.ª unidade de Turismo Rural do país a receber a certificação Biosphere Responsible Tourism

Oito meses depois do fogo, o Chão do Rio — Turismo de Aldeia, em Travancinha (Seia), tornou-se na primeira unidade de turismo rural em Portugal a receber a certificação Biosphere Responsible Tourism.

No passado dia 16 de junho, oito meses depois do incêndio que originou o seu encerramento temporário, o Chão do Rio – Turismo de Aldeia celebrou a sua reabertura oficial, com um arraial popular no seu espaço exterior, à sombra de carvalhos.

O momento foi especialmente marcado pelo recebimento das mãos do presidente da Câmara de Seia, Filipe Camelo, da certificação Biosphere Responsible Tourism, tornando-se a primeira unidade de Turismo Rural em Portugal a receber esta certificação, que evidencia assim as suas práticas na área do turismo sustentável.

A Biosphere Responsible Tourism atribui e reconhece o trabalho em prol da Sustentabilidade de Destinos e empresas do setor turístico, certificando as suas boas práticas de sustentabilidade em linha com os seus diversos referenciais internacionais e procurando sempre um forte equilíbrio entre os três / pilares da sustentabilidade: o económico, o social e o ambiental. “O Chão do Rio espera que esta certificação seja um impulso importante para relançar a unidade no mercado, depois do seu afastamento temporário”, lê-se em comunicado.

Os referenciais internacionais Biosphere Responsible Tourism foram os primeiros a serem reconhecidos e acreditados pelo Global Sustainable Tourism Council. A Biosphere Responsible Tourism é promovida e desenvolvida pelo Instituto de Turismo Responsável, uma das organizações responsável pela promoção dos princípios da Carta Mundial do Turismo Sustentável, tendo estabelecido um memorando de entendimento com a UNWTO e UNESCO para o efeito.