Chef João Oliveira distinguido com o prémio Chef de L’Avenir

Chef João Oliveira distinguido com o prémio Chef de L’Avenir

Categoria Inside, Quem é Quem

João Oliveira, chef do restaurante Vista, onde ganhou uma estrela Michelin em 2017, foi distinguido no dia 24 de maio com o Prix au Chef de L’Avenir, uma distinção da Academia Internacional de Gastronomia, que reconhece todos os anos o trabalho de jovens chefs promissores.

Para comemorar a entrega, o Restaurante Vista, liderado pelo Chef João, no Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Châteaux, em Portimão, reuniu na sexta-feira os membros da Academia Portuguesa de Gastronomia. Para os receber, o Chef João preparou algumas das especialidades, entre as quais Carabineiro do Mediterrâneo, Vitela Minhota, as laranjas do Algarve, e Flores da Primavera.

Em nome da Academia Internacional da Gastronomia, Bento dos Santos entregou a distinção, salientando que “a gastronomia é uma arte, e esta refeição foi de facto um momento artístico. Foi conhecendo bem o Chef João e o seu trabalho que o propusemos a este prémio. Temos aqui um grande chef para o futuro!”

O Chef João aceitou o prémio, agradecendo e rematando que “é um enorme orgulho receber esta honrosa distinção que é no fundo o reflexo do trabalho desenvolvido enquanto Chef do Vista Restaurante, sempre em parceria com a equipa de sala e de cozinha. Tenho também o privilégio de poder trabalhar diariamente com os melhores ingredientes portugueses, com especial ênfase aos que provêm do mar.”

João Oliveira formou-se em 2006 na Escola Profissional Infante D. Henrique, no Porto, como Técnico de Cozinha, e desde então tem passado pelas maiores referências gastronómicas de Portugal, nomeadamente no restaurante Largo do Paço, em Amarante, com uma estrela Michelin; no The Yeatman Hotel, onde foi sous-chef durante quatro anos, também com uma estrela Michelin, bem como no restaurante do Hotel Vila Joya, premiado com 2 estrelas Michelin. Foi em 2015 que João Oliveira rumou ao VISTA enquanto Chef de um dos melhores restaurantes da região sul, não só pela referência gastronómica que tem assegurado, como pela vista privilegiada do mar da Praia da Rocha.