Chef João Oliveira traz primeira Estrela Michelin para o Vista

Para o Vista Restaurante, no Bela Vista Hotel & SPA (Praia da Rocha, Portimão), a noite de ontem foi histórica: o restaurante arrecadou a sua primeira Estrela Michelin, na cerimónia de lançamento do Guia Michelin Espanha e Portugal 2018, em Tenerife.

Chef João Oliveira (Foto de Paulo Barata)

“É o reconhecimento máximo que podemos receber, pelo trabalho que temos vindo a desenvolver e por tudo o que construímos nos últimos anos no Vista”, assegura o chef João Oliveira, muito feliz com a distinção, sentimento partilhado com todos os que o têm acompanhado na cozinha. “Para a equipa, é um momento muito importante. Temos trabalhado muito, em sintonia com a direcção do hotel, sempre a lutar para construir uma cozinha e um conceito o melhor possível, e para podermos proporcionar uma experiência única, diferenciadora e capaz de surpreender os clientes. É muito bom vermos todo este esforço reconhecido”.

Evolutiva, rigorosa e assumidamente voltada para a sustentabilidade, a cozinha do Vista tem-se afirmado pela simplicidade aliada à intensidade de cada sabor. Num espaço requintado, polvilhado com serenidade e elegância, quem brilha é o produto, com primazia para os peixes e mariscos do Algarve.

À mesa não falta frescura, qualidade e criatividade e, para isso, são muitas as horas que o chef e a equipa dedicam à escolha e ao tratamento dos ingredientes, e ao desenvolvimento de técnicas de confecção que potenciem ao máximo as qualidades dos produtos. “Dediquei os últimos 14 anos da minha vida ao lado profissional e às vezes sinto que não tenho acompanhado a minha família como gostaria, por isso este prémio também vai para eles”, explica o cozinheiro que, com apenas 30 anos, diz estar “consciente e honrado por este reconhecimento nacional e internacional, de enorme peso e responsabilidade”.

João Oliveira não esquece ainda os proprietários do Bela Vista Hotel & SPA, “sempre dispostos a contribuírem para a nossa evolução”, que tanto o têm apoiada desde que, em 2015, rumou ao Sul e se dedicou inteiramente a este projecto gastronómico. Aliás, faz questão de alargar o reconhecimento a todos os intervenientes que têm participado nos últimos anos do Vista, como a equipa de cozinha, de sala e toda a direcção geral do hotel. A celebração não é só sua, o chef partilha-a com todo o Algarve e com todo o país: afinal trata-se de mais um motivo de orgulho para a nossa cozinha — cada vez mais estimulante e merecedora de atenção — e para Portugal.

Mas ainda há muito para fazer. Chef e equipa continuarão a trabalhar com afinco, focados no que o mar, ali ao lado, lhes traz, e em proporcionarem momentos gastronómicos singulares e inesquecíveis a quem os visita no Bela Vista, edificado num palacete do início do século XX. As portas estão sempre abertas.