Chef João Rodrigues propõe um menu de degustação vegetariano no Feitoria

Um menu de degustação que não envolve carne nem peixe, cuidadosamente preparado por um dos cozinheiros portugueses mais falados da actualidade com recurso a produtos de época: eis o menu Terra, a nova proposta do chef João Rodrigues para a carta do Feitoria Restaurante & Wine Bar, em Lisboa.

A sazonalidade dos produtos e a sustentabilidade continuam a ser duas ideias-chaves do trabalho de João Rodrigues. Estação após estação, o chef executivo do restaurante do Altis Belém Hotel & Spa vai adaptando os seus menus consoante a disponibilidade das matérias-primas: ora substitui ingredientes e reinventa pratos, ora cria do zero novas e surpreendentes combinações de sabores e texturas. O resultado está à vista, sente-se a cada garfada e reflecte a procura do chef por uma cozinha natural, autêntica, mais ligada às raízes e sempre com o produto em destaque — tal como acontece com o menu Matéria, a outra opção de degustação do Feitoria

Composto por quatro pratos, o menu Terra sugere uma entrada de caesar de alface sucrine, a que se segue arroz de algas e salicórnia, e batatas, gemas e queijo fumado. A refeição termina com uma sobremesa que envolve frutos do bosque e gelado de leitelho de ovelha. Boa parte dos produtos envolvidos neste menu provêm de pequenos produtores nacionais com quem o chef tem uma relação próxima; e alguns legumes vêm da horta biológica que a equipa do Feitoria está a explorar na zona do Pinhal Novo — um trabalho que mais recentemente começou a “dar frutos”.

O menu Terra tem o valor de 85€ (a que acrescem 45€ se se optar pela harmonização vínica, a cargo do sommelier André Figuinha) e é mais um excelente pretexto para se conhecer o trabalho de João Rodrigues, chef executivo do Feitoria desde 2013. O restaurante, detentor de uma estrela Michelin, tem um novo horário de funcionamento e passa a estar aberto de terça-feira a sábado para jantares, entre as 19h30 e as 23 horas.