Estão abertas as inscrições para o concurso Chefe do Ano 2025. Esta será a 36.ª edição do concurso que anualmente desafia cozinheiros e cozinheiras profissionais a mostrarem o seu trabalho culinário perante os seus pares. Diogo Novais Pereira, do Porinhos, em Fafe, foi o vencedor da edição de 2024.
O desafio é dirigido a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada. Este ano, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por Entrada Vegetariana, Prato de Bacalhau, Prato de Carne e Sobremesa (com Azeite). Num dos pratos do menu é obrigatória a utilização de laranja como um dos elementos centrais da receita.
Como habitual, a edição de 2025 dividir-se-á em três etapas regionais, que acontecem em abril, e uma final nacional a acontecer em maio. Os finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais. O júri é presidido pelo chefe António Bóia, chefe de cozinha do JNcQUOI Avenida, em Lisboa.
Além do título de Chefe do Ano, será atribuído o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome, entre outros a designar.
As inscrições decorrem até ao dia 15 de fevereiro e podem ser feitas através do site egosto.pt/chefedoano.