Chefs do Avenida SushiCafé e do Soão juntam-se para cozinhar peixes dos Açores

2020 não poderia começar melhor: a 21 de janeiro, o Avenida SushiCafé é palco de mais um Jantar Ikigai, a iniciativa em que o restaurante recebe um chef convidado para uma noite de partilha, celebração e conhecimento à mesa. Nesta terceira sessão, o convidado é Luís Cardoso, do Soão e, em todos os pratos da noite, serão trabalhadas espécies dos Açores, num casamento feliz entre o Oriente e o Ocidente. Os dois primeiros jantares esgotaram.

“A situação geográfica do Oceano Atlântico, com temperaturas mais baixas faz com que toda a vida marítima daquela zona tenha características muito apetecíveis, com peixes menos adocicados, com texturas mais firmes e com mais sabor a marisco”, destaca o chef da casa, que reconhece ainda o potencial “dos moluscos, crustáceos e peixes autóctones” da região insular.

Para o próximo Ikigai, os cozinheiros terão a honra de trabalhar apenas com matéria-prima nacional com características e qualidade única. Daniel Rente antevê uma noite ímpar, “com o melhor produto açoriano confeccionado com técnicas japonesas diferentes, que o farão brilhar ainda mais”, mas tudo isto depende “das condições marítimas e do que for pescado por essa altura”.

Na terceira volta desta corrida Ikigai, o cozinheiro sublinha que a iniciativa tem sido importante para mostrar criações que vão para lá das que o menu do restaurante abriga, e também para desafiar a sua equipa, que se vê obrigada a uma maior descoberta e preparação para cada uma destas noites. A partilha de conhecimento é sempre uma das principais premissas, seja pela descoberta que acontece a cada prato, seja pelas sempre esclarecedores vindas do chef à mesa ao longo dos jantares, com histórias para contar sobre o prato, sobre os ingredientes, ou sobre uma técnica ou uma aventura em torno da construção do menu.

Os pratos destes jantares Ikigai dificilmente podem ser provados noutro momento, pois resultam sempre de um trabalho conjunto e único para este momento. O jantar tem o valor de 110€ e inclui bebidas, no caso vinhos Fiuza, e um welcome drink com gin Roku, perfeito para quebrar o gelo. No final, o café fica a cargo da Nescafé. Há apenas 40 lugares disponíveis e as reservas devem ser feitas através do email [email protected] ou para o número (+351) 914 859 526. As portas abrem às 20h00, e o festejo em torno da comida japonesa começa às 20h30. Depois deste, o último Jantar Ikigai acontecerá em março.