Chegada de turistas internacionais aumenta 4% nos primeiros quatro meses de 2015

Chegada de turistas internacionais aumenta 4% nos primeiros quatro meses de 2015

A procura de turismo internacional manteve a sua robustez entre Janeiro e Abril de 2015, aumentando em 4% as chegadas de turistas no mundo, segundo o mais recente Barómetro OMT do Turismo Mundial. Quase todas as regiões desfrutaram de um forte crescimento. E as perspectivas para o período de Maio a Agosto continuam em alta, prevendo-se que quase 500 milhões de turistas viajem para o exterior nestes quatro meses.

Os destinos de todo o mundo receberam em torno de 332 milhões de turistas internacionais entre Janeiro e Abril, mais 14 milhões do que em igual período de 2014. Este resultado surge depois do aumento de 4,3% o ano passado, e consolida a tendência de alta do turismo internacional nos últimos anos (+4,5% de chegadas de turistas internacionais por ano como média desde 2010).

Por regiões, as Américas (+6%) lideram o crescimento, seguindo-se a Europa, Ásia e Pácifico e Médio Oriente, todas elas com um aumento entre 4 a 5% das suas chegadas.

A Europa, a região mais visitada do mundo, desfrutou de um crescimento contínuo no número de chegadas de turistas internacionais, que subiu aos 5% no mês de Abril. As chegadas à Europa Central e de Leste aumentaram 7%. A Europa Meridional Mediterrânica (+5%) manteve um forte crescimento, embora para muitos países estes sejam meses de época baixa. A Europa Ocidental e a Europa do Norte tiveram um crescimento de 4% no número de chegadas.

Prevê-se que cerca de 500 milhões de turistas terão viajado entre Maio e Agosto deste ano, a temporada alta no hemisfério Norte, um valor que representa cerca de 41% do total de chegadas de turistas internacionais registadas num ano.