Chekin inova e disponibiliza plataforma de venda de serviços e experiências no momento do check-in online

Upselling ou Venda de Experiências é um termo que se está a tornar muito na moda no setor de alojamentos locais, um claro exemplo disso é a prática cada vez mais comum de venda de experiências para aumentar as receitas provenientes de uma reserva. A venda é, em termos gerais, a capacidade do anfitrião de convencer o hóspede a comprar algo extra. Mas o Upselling é também sobre a melhoria da experiência dos hóspedes.

Nos últimos 10, 15 anos temos assistido a um aumento de vendas de tipo em várias indústrias: quando compramos um bilhete de avião numa companhia aérea e nos perguntam se queremos um lugar melhor ou se queremos levar uma mala mais pesadas; em restaurantes de fast food quando perguntam “Queres acrescentar batatas fritas grandes ou um refrigerante gigante ao seu pedido?”.

Para a hotelaria, podemos ver upselling quando um hotel ou alojamento local oferece serviços adicionais aos hóspedes, tais como um early check-in (para aqueles que querem fazer o check-in antes da hora marcada) ou um late check-out (para aqueles que preferem sair da propriedade mais tarde), uma sessão de spa, um pequeno-almoço buffet, um táxi para aeroportos ou estações de comboio… Alojamentos locais ou, mais comumente, hotéis, também podem vender esse serviço, oferecendo por exemplo, melhores quartos por uma pequena taxa (também conhecida como upgrades de quartos).

O gerente de desenvolvimento de negócios da Chekin, Francis de Asevedo, complementa: “Oferecer experiência durante o check-in online é uma forma de garantir que os hóspedes terão acesso a ofertas de maneira organizada, profissional e dentro de um só fluxo. Em Portugal, o serviço está a ser bem aceite por proprietários de alojamentos locais, pois é uma oportunidade clara de aumentar os ganhos provenientes de uma reserva. Com a plataforma Chekin, além da comunicação automática com o SEF, o alojamento pode oferecer qualquer serviço extra, seja ele o provedor ou não. Isso também garante uma melhor utilização das instalações (especialmente em hotéis) e apoio à rede de fornecedores locais”.