China e Estados Unidos lideram o Mercado Global de Viagens

Há quem refira que estamos a viver o Século Chinês e a recente edição especial do estudo da Mastercard, denominado “Global Destination Cities Index: Origins”, divulgado hoje, vem confirmar precisamente isso. Ou seja, a China é já o 2.º maior país do mundo em número de viajantes que saem para o exterior (em 2019 estavam em 7.º lugar) e é apenas suplantada pelos Estados Unidos.

Este índice da Mastercard classifica especificamente o local a partir do qual a maioria das pessoas viaja internacionalmente e os respetivos destinos principais, por país ou território. Dados estes que estes que cruzados com os do World Travel & Tourism Council, que indicam que a indústria do turismo contribuiu, globalmente em 2018, com um recorde de 8,8 triliões de dólares (cerca de 9,8 triliões de Euros) e 319 milhões de empregos, podem ajudar a moldar a tomada de decisão dos organismos nacionais, responsáveis pelas políticas de turismo, sobre como atrair e atender melhor os viajantes de todo o mundo.

Este ano, os Estados Unidos são o principal mercado de origem, seguido pela China, a Alemanha, o Reino Unido e a França. As viagens da Ásia-Pacífico também aumentaram; a República da Coreia e Taiwan, que não estavam no top 10 há uma década, subiram para o número 6 e para o número 10, respetivamente. Os principais países e territórios de origem são:

⦁ EUA
⦁ China
⦁ Alemanha
⦁ Reino Unido
⦁ França
⦁ República da Coreia
⦁ Japão
⦁ Canadá
⦁ Federação Russa
⦁ Taiwan

Diana Robino, senior vice president, Parcerias para o Turismo, da Mastercard, refere que: “O Global Destination Cities Index: Origins oferece às autoridades locais informação relevante e nova, sobre as preferências de consumo dos turistas em cada destino, permitindo-lhes melhorar qualitativamente a forma como planeiam e promovem as valências turísticas dos seus países. E se bem geridos, viagens e turismo podem ser um catalisador para o crescimento inclusivo, beneficiando tanto os visitantes como todas as comunidades nos destinos. A Mastercard está comprometida em usar a sua experiência, conhecimento e tecnologia para ajudar as cidades e destinos a concretizarem essas oportunidades.”

A Mastercard atua como um parceiro tecnológico chave para a indústria global de viagens e turismo, para atender às necessidades de um destino, ao oferecer soluções de pagamento e segurança, gestão de visitantes e consultoria de infraestruturas, mas também dados e insigths da nossa plataforma acerca da identidade digital dos turistas. Resumindo, a Mastercard ajuda os parceiros de turismo a entender melhor os padrões de compra e, com essa informação, poder oferecer experiências mais conectadas e inclusivas.

Enfrentar sozinho os desafios do turismo global é uma tarefa gigante para uma organização, indústria ou governo. Reunir recursos de várias disciplinas e setores – públicos e privados – produz inovação e soluções mais sustentáveis, suportadas por uma visão 360 dos desafios em presença. “Origins” é uma parte do estudo “Global Destination Cities Index”, da Mastercard, cuja edição completa será lançada no final deste ano.