O Turismo de Portugal e o Grupo HNA (Beijing Capital Airlines) acabam de assinar um protocolo que vai permitir a ligação aérea direta da China para Portugal (Hangzhou – Pequim – Lisboa). O desenvolvimento desta negociação, da ligação direta China – Portugal, é uma parceria entre três entidades portuguesas – o Turismo de Portugal, a ANA Aeroportos e a Associação Turismo de Lisboa (ATL), sendo que o Turismo de Portugal assinou o acordo em representação das três, refere a nota de imprensa.
Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, “a assinatura do protocolo reforça o compromisso de ambos os países em avançar na cooperação para o crescimento dos fluxos turísticos da China para Portugal. Esta ligação direta é estratégica para o desenvolvimento do setor do Turismo em Portugal, uma vez que garante a competitividade aérea do destino, junto deste que é um dos principais mercados emissores mundial de turistas”.
Para já, a ligação prevê que os voos da China para Portugal tenham uma frequência de três a quatro vezes por semana, com início das operações previsto para junho de 2017.
A abordagem ao mercado chinês está ainda suportada em três vertentes, que inclui não só a ligação direta, bem como o estabelecimento de relações fortes e coesas com o trade e a presença consistente nos principais canais digitais.
No que diz respeito à aposta nos principais canais digitais, e ainda por ocasião da visita do Primeiro Ministro, António Costa, à China, foi lançada a página do visitportugal no Wechat, que é a plataforma de social media e de mensagens mais popular da China, com mais de 700 milhões de utilizadores ativos (mensais). Para além do Wechat, o Turismo de Portugal já apresenta a opção em mandarim no site visitportugal e está presente com uma página do Webo (FB Chinês).
Está ainda a ser desenvolvida uma página visitportugal no Alitrip (o maior site de e-commerce da China) que deverá estar online no final de outubro. No decurso do seminário empresarial em Xangai, o Turismo de Portugal convidou os empresários chineses presentes a “seguirem Portugal” no Wechat.
Até julho de 2016, e face ao mesmo período de 2015, o número de turistas chineses que visitaram Portugal cresceu 21,6%, tendo passado de 87.045 em 2015 para quase 106.000 em 2016, confirmando a aposta do Turismo de Portugal no mercado.