Chineses preferem viagens mais curtas e hotéis de luxo

Em 2007, os turistas chineses passaram uma média de dez noites no exterior. No entanto, em 2014, a duração das viagens ao exterior foi reduzida quase para metade, com uma média de 5,5 noites.  Segundo um estudo do World Travel Monitor® da IPK International, realizado recentemente a pedido da ITB Berlin, o principal motivo desta quebra foi a grande explosão no aumento de viagens curtas ao exterior de até três noites, um total de 444 por cento, ou seja, uma subida de 27 por cento ao ano.

Nos últimos sete anos, os principais sectores de crescimento foram os de férias em cidades, viagens de circuito e visitas a eventos. As férias na praia também obtiveram percentagens no mercado. As viagens de negócios (16 por cento) obtiveram um aumento de cinco por cento ao ano, ao mesmo tempo em que as visitas a familiares e amigos ficaram estagnadas com quase um milhão de viagens ao exterior (quatro por cento).

De 2007 a 2014, as viagens à Ásia e à América do Norte ultrapassaram fortemente a média. A Ásia domina o turismo no exterior dos chineses com 68 por cento, seguindo-se a Europa com 18 por cento, nove por cento à Austrália/Oceanía e cinco por cento ao resto do mundo. Embora a Europa tenha crescido com força como destino para os chineses, nomeadamente 7,5 por cento ao ano, perde em relação a outras regiões do mundo devido à sua baixa percentagem de crescimento no mercado.

Os turistas chineses viajam, na maioria das vezes, de avião e reservam pela internet.

 Chineses preferem hotéis de luxo

A escolha do alojamento permite observar uma forte mudança das tendências. A percentagem de pernoites em hotéis de primeira categoria, em prejuízo dos hotéis “baratos”, aumentou 55 por cento, ou seja, 28 por cento ao ano.

Segundo Martin Buck, Director da área de negócios da Messe Berlin, “a segurança é o factor mais importante para os chineses na hora de marcarem a sua viagem, e é o que as viagens “tudo incluído” oferecem. Os idiomas estrangeiros e a falta de avisos em vários idiomas nos países de destino ainda formam as principais barreiras, solucionadas perfeitamente pelos guias turísticos. Com preços globais atractivos e serviços especiais, os organizadores de viagens convencem os turistas do Império do Meio”.