Cimeira Mundial da WTTC mostra que é possível realizar grandes eventos e conferências em segurança

O primeiro grande evento híbrido internacional teve lugar em Cancun, no México. A Cimeira Mundial da WTTC (World Travel & Tourism Council) realizou-se com toda a segurança no passado mês, seguindo-se a meses de planeamento meticuloso. O evento foi a primeira grande conferência internacional a ter lugar na era Covid-19 e implementou todos os protocolos de segurança e higiene para garantir a segurança de todos os participantes – o que incluiu quase 1500 testes PCR e de antigénio durante a sua realização.

Mais de 600 representantes de mais de 40 países assistiram à Conferência e os testes à Covid-19 foram feitos à chegada, durante e no momento da partida.

De todos os que assistiram, 99,8% obteve um resultado negativo, com somente duas pessoas a testarem positivo à chegada, às quais foi recusada a entrada. Apenas uma pessoa testou positivo antes de partir mas, devido aos rigorosos protocolos, tais como o uso da máscara e o distanciamento social, não se registou mais nenhum caso positivo, diz a WTTC.

Virginia Messina, vice-presidente sénior da WTTC, afirma: “O evento foi uma plataforma para a recuperação do setor do turismo que tem sido assolado pela pandemia da Covid-19. Acreditamos sinceramente que mostrámos ao mundo como se podem realizar eventos internacionais, e aliás viagens internacionais, cumprindo os mais recentes protocolos de segurança e saúde. Há vários meses que pedimos aos governos de todo o mundo que implementem um regime de testagem rápida e abrangente, que possa restaurar as viagens internacionais de uma forma segura. A nossa Cimeira Mundial foi uma prova de que a testagem, juntamente com medidas de higiene e saúde rigorosas, e o uso obrigatório da máscara – aliado ao progresso da vacinação – são a chave para reabrir o turismo internacional em segurança”.