Brasil é um dos 13 países sul-americanos com voos europeus diretos ou com apenas uma escala para este inverno 2024/25. O país conta com a maior capacidade aérea disponível a partir da Europa, medida em lugares oferecidos, entre todos os estados do continente sul-americano. Atualmente no mercado há mais de dois milhões de lugares de ida para o Brasil e o país concentra 42% dos lugares oferecidos entre a Europa e a América do Sul.
Isso mesmo revela um estudo realizado pelo portal Air Services, a partir dos dados da Cirium, que adianta que 14 companhias aéreas têm voos entre a Europa e o Brasil, entre elas a Air China, cujo serviço entre Pequim-Madrid-São Paulo foi retomado no passado dia 28 de abril de 2024, com três frequências semanais.
Em meados de janeiro de 2025, a Condor vai iniciar voos a partir de Frankfurt para o Rio de Janeiro, com uma frequência semanal. A companhia alemã já teve voos charter para Manaus e, antes da pandemia, para o Recife e Fortaleza.
A liderança da TAP
Tendo em conta os laços históricos entre Portugal e Brasil, a companhia portuguesa, TAP Air Portugal, é a líder do mercado Europa-Brasil. E registou um forte crescimento (+29%) face ao inverno de 2019/2020, antes da pandemia, concentrando 25% dos lugares disponíveis.
Vários mercados existentes registaram uma forte expansão da capacidade aérea da TAP, sobretido Belém (+80%), Rio de Janeiro (+42%) e Fortaleza (+29%).
No início de setembro deste ano, a TAP adicionou os voos europeus para para Florianópolis, com três frequências semanais. E no início de novembro, regressa a Manaus, agora com o modelo A321LR, através de Belém, com três frequências semanais. A rede brasileira da TAP abrange hoje o recorde de 12 aeroportos.
Lisboa em destaque
O estudo da Air Services destaca que, segundo os dados da Cirium, 13 aeroportos europeus estão ligados ao Brasil no inverno 2024/25, tal como na época de 2019. O Aeroporto de Londres Gatwick perdeu voos para o Brasil devido ao facto de a Norwegian ter terminado os voos a partir do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, em março de 2020, enquanto que Paris-Orly ganhou voos da Azul desde São Paulo.
O Porto saiu da lista dos 10 melhores. Embora a TAP continue a prestar serviços aos aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, a Azul deixou de oferecer voos do Porto em março de 2020. Milão MXP ocupa agora o lugar do Porto. E a LATAM continua a prestar serviços diários entre Milão e São Paulo, com um 777-300EE de 410 lugares.
Lisboa é o aeroporto com mais voos, com duas vezes e meia mais passageiros que Madrid-Barajas, que ocupa o segundo lugar. Além do serviço da TAP para 12 aeroportos brasileiros, a capital portuguesa conta ainda com voos da Azul para Campinas e da LATAM para o Rio de Janeiro.
Madrid no topo dos aeroportos
Na Europa, há mais de 35 ligações entre duas cidades com aeroportos brasileiros, e os 10 primeiros têm como destino São Paulo ou Rio de Janeiro. Embora Portugal apareça três vezes no Top 10, não está no 1º lugar, mas sim Madrid. Conta com quatro operadores com 33 voos semanais em novembro: Iberia (14), LATAM (9), Air Europa (7) e Air China (3).