Cláudia Monteiro de Aguiar quer proteção dos passageiros e dos destinos como tema europeu 

Cláudia Monteiro de Aguiar quer proteção dos passageiros e dos destinos como tema europeu

Categoria Advisor, Política

O Parlamento Europeu deu início esta semana à constituição das Comissões Parlamentares para a eleição do presidente e dos vice-presidentes. Como deputada efectiva na Comissão de Transportes e Turismo Cláudia Monteiro de Aguiar coloca como prioridades as acessibilidades e o turismo.

O turismo a nível europeu tem registado, nos últimos anos, um crescimento sem precedentes, não obstante os efeitos colaterais de um sector fundamental para a União que mostra a necessidade de uma resposta comum.

A Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar pretende assim, “maior peso político para o sector através da criação de um fundo para o Turismo, que já foi aprovado pelos seus pares no Parlamento Europeu, mas também que haja uma resposta europeia para minimizar os impactos das falências das denominadas companhias low-cost, nomeadamente na protecção do direito dos passageiros”, destacando também “que os Estados Membros, fazendo referência a Portugal, precisam criar mecanismos através de uma estratégia a médio prazo que salvaguarde os destinos”.

A Deputada vai continuar o seu trabalho em temas de interesse para o sector, como a concretização dos destinos inteligentes, o combate às alterações climáticas e a formação e e-skills dos recursos humanos.

Na área dos transportes a revolução digital não passa ao lado deste sector e a deputada pretende continuar a colocar na agenda as acessibilidades para “que todas as regiões da União estejam ligadas ao continente europeu, através do transporte aéreo e marítimo e a descarbonização do setor, em particular do transporte marítimo, com a criação de uma agenda marítima, aliando inovação e tecnologia”.