Clever Hospitality Analytics – Uma solução Business Inteligence de 360º para a hotelaria

Clever Hospitality Analytics – Uma solução Business Inteligence de 360º para a hotelaria

Foi para proporcionar aos profissionais do setor hoteleiro melhores ferramentas de gestão que lhes permitam ter uma visão analítica e completa sobre o comportamento do negócio que nasceu, em junho de 2017, a Clever Hospitality Analytics. Desde logo a empresa começou a “dar cartas” no turismo, e são vários os projetos que tem já em implementação e uso, mesmo após o impacto da pandemia da Covid-19.

Luís Brites, CEO da Clever Hospitality Analytics, recorda que a primeira oferta de soluções foi na área de Analytics & BI for Hospitality, com o lançamento do Clever Portal BI. Em junho deste ano, a empresa antecipou o lançamento de uma segunda área de soluções e serviços, o Clever Benchmark (https://cleverbenchmark.hostpms.com/Bi/Home/Register), que nesta fase tem acesso gratuito como “meio de contribuição solidário com o setor para o qual trabalhamos, que atravessava já os efeitos nefastos da pandemia”, explica. Esta ferramenta tem como base 440 unidades hoteleiras de norte a sul do país, e ilhas, com dados atualizados automática e diariamente, referentes ao fecho do dia anterior, incluindo um fator acrescido que é a informação relativa a todo o negócio “on-the-books” e a sua distribuição até final de 2020. No Clever Benchmark é possível “drill-down” por vários tipos de segmentação, desde a região, distrito, categoria, tipologia de quarto, canal de venda ou nacionalidade, e ter acesso à relação entre a criação e o cancelamento de reservas. ” O Clever Benchmark pretende assim ser mais uma fonte complementar a outras como o Travel BI do Turismo de Portugal, a informação produzida pela AHP e demais fontes de dados disponíveis”, frisa Luís Brites.

Uma solução Business Intelligence
A Clever tem assim como missão “libertar os colaboradores que detêm o conhecimento do negócio e a responsabilidade de tomar decisões na condução do mesmo, da árdua tarefa de produção manual de informação e KPI’s para suportar as decisões”, esclarece o responsável. No fundo, a empresa procurou, desde o início, facilitar e acelerar a busca e disponibilização, em tempo real, de informação inteligente, manejável e que suporte a tomada das melhores decisões.

Disponibiliza assim uma solução Business Intelligence que agrega e disponibiliza, de forma dinâmica, “on-the-fly” por unidade hoteleira e consolidado de grupo, através de um só portal acessível a partir de qualquer dispositivo, todos os dados transformados em informação inteligente de gestão, cobrindo todas as fontes de informação como aplicações da operação diário, como também ERP e todas as soluções “third-party” (rate-shopper, RMS e agregadores de reviews, reputation e social media).

Luís Brites garante que as soluções da Clever possibilitam “ter informação imediata que permita ações táticas no momento em que temos o cliente (hóspede) na unidade (em casa) para maximizar a receita da estadia, algo que é fundamental pois os hóspedes foram menos, as taxas de ocupação médias foram menores e o hoteleiro tem de olhar analiticamente para cada hóspede que tem em casa, proporcionando a melhor experiência de cliente mas, ao mesmo tempo, maximizando a receita efetiva por hóspede”.

O CEO da empresa não tem pois dúvidas de que se trata de uma “solução única no mercado” pela forma 360º como foi montada, reunindo todos os dados, não apenas referentes ao alojamento mas também de F&B, eventos, Spa e todos os restantes serviços de uma unidade hoteleira, e ainda os dados de custos (ERP), permitindo, a todo o momento, que o gestor hoteleiro acompanhe margens e tome decisões. “Em termos de analogia, podemos dizer que construímos um «Big Brother» ao serviço do gestor hoteleiro”, indica.

Inês Gromicho (publicado na edição 332 da Ambitur)