CLIA organiza European Summit2024 em Génova

A CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros anuncia que a cidade anfitriã da European Summit 2024 e da nova CLIA Innovation Expo será Génova, em Itália. Ambos eventos irão decorrer de 11 a 14 de março de 2024, numa semana de atividades centrada na inovação, na sustentabilidade e na comunidade.

Em parceria com a Região da Ligúria, o Município de Génova, os Portos de Génova e a Câmara de Comércio de Génova, os principais executivos das companhias de cruzeiro, inovadores do setor e líderes políticos irão reunir-se e mostrar o papel de liderança do setor no fornecimento de soluções de gestão ambiental e turística.

A CLIA Innovation Expo assume-se como um novo fórum para empresas que já são fornecedoras, ou estão interessadas em fornecer a indústria de cruzeiros, com ênfase na área da tecnologia marítima e na da hotelaria. A Expo irá apresentar soluções e produtos de toda a Europa, nomeadamente de Itália, e, em particular, da Ligúria e das regiões envolventes.

A CLIA Innovation Expo irá incluir um centro de inovação, onde os criadores e fornecedores de tecnologia de várias categorias irão dar a conhecer e analisar novos produtos e soluções para o setor. O pavilhão Taste of Cruise irá incluir uma área de demonstração gastronómica e irá relacionar fornecedores de hotéis e de F&B com decisores de companhias de cruzeiro em matéria de aquisições e de operações para discutir novas ofertas.

A European Summit surge no âmbito do êxito da Cimeira de Génova, em 2022, e de Paris, em 2023, reunindo representantes institucionais e stakeholders de toda a cadeia de abastecimento para debater questões e desenvolvimentos políticos fundamentais.

Pierfrancesco Vago, presidente da CLIA, e presidente Executivo da MSC Cruzeiros, afirmou: “a sustentabilidade e a inovação são os pontos cardinais que guiam a indústria de cruzeiros, e esta semana de atividades irá demonstrá-lo inequivocamente. Toda a indústria de cruzeiros estará presente com vários representantes, incluindo altos executivos e compradores, tornando esta numa oportunidade única para qualquer pessoa que queira fazer parte da nossa indústria e apresentar os seus produtos, soluções e serviços. É a primeira vez que estes eventos se realizam, e a cidade de Génova, enquanto porto de cruzeiro líder na Europa e centro de desenvolvimento da construção naval e da tecnologia marítima, é a combinação perfeita para este evento inaugural.”

“O papel central da Ligúria na indústria dos cruzeiros”, explica o presidente da Região da Ligúria, Giovanni Toti, “é mais uma vez reconhecido por uma iniciativa internacional. Graças à CLIA, os novos desafios da economia azul irão passar pela nossa região para olhar para o futuro do setor: juntos, iremos traçar os objetivos com vista a um turismo de cruzeiros mais sustentável e de que forma a inovação irá ajudar a alcançar novas fronteiras do transporte marítimo. A escolha de Génova como capital do evento reafirma a capacidade da Região da Ligúria, da Câmara de Comércio, da Autoridade do Sistema Portuário e do Município de Génova de trabalharem em conjunto para atrair eventos de grande magnitude relacionados com o turismo cultural e empresarial. Uma oportunidade única de visibilidade não só para a cidade, mas também para todos os portos de escala da Ligúria”.

O presidente Bucci do Município de Génova declara: “é uma grande honra para Génova. Esta cimeira representa a importância estratégica da nossa cidade no setor dos cruzeiros italiano e europeu. Recuperámos e ultrapassámos os números anteriores à pandemia, graças a um grande trabalho de equipa. O objetivo para os próximos anos é poder confirmar e ultrapassar o número de passageiros dos últimos anos, demonstrando que a nossa cidade é cada vez mais dinâmica e atrativa para os visitantes italianos e estrangeiros.

O presidente Signorini dos Portos de Génova afirma: “é uma honra para nós ter a oportunidade de acolher em Génova, o principal destino de cruzeiros do Mediterrâneo, um evento tão importante para o setor dos cruzeiros. Este ano, com uma previsão de mais de 2 milhões de passageiros de cruzeiros, os portos de Génova estão preparados para consolidar a sua liderança no Mediterrâneo. Os setores portuários, marítimo, dos estaleiros navais e dos cruzeiros representam um enorme contributo de valor acrescentado para a economia da região da Ligúria e da cidade de Génova. Estamos firmemente convencidos de que Génova estará numa posição forte para atrair os principais intervenientes do setor na próxima Cimeira Europeia de Cruzeiros”.

Marie-Caroline Laurent, diretora-geral da CLIA para a Europa, afirmou: “o setor dos cruzeiros está no centro da Europa. Estes eventos irão sublinhar a forma como a Europa está a liderar a construção de navios de cruzeiro e o que isso representa para a economia europeia. A Europa está também a marcar o ritmo da sustentabilidade e a indústria dos cruzeiros está a utilizar a sua inovação e experiência para ajudar a concretizar as ambições climáticas da Europa. A colaboração é fundamental para a inovação e esperamos uma semana de debates, exposições e workshops que mostrem o melhor do nosso setor”.

Esta semana de atividades irá reunir decisores das companhias de cruzeiro, altos representantes de estaleiros, sociedades de classificação, portos e destinos, bem como organismos governamentais, peritos em tecnologias marítimas e fornecedores de cruzeiros já existentes e potenciais, com destaque para a tecnologia e a hotelaria.